Acessibilidade / Reportar erro

O paradigma do bruxismo na ausência de dentes: estudo observacional de corte transversal em usuários de próteses totais

DESTAQUES

  • Uma parcela significativa de usuários de próteses totais apresenta provável bruxismo.

  • O apertamento dentário é o principal relato de usuários de próteses totais.

  • Desgastes nas próteses são a principal manifestação clínica.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O bruxismo é definido como uma atividade da musculatura mastigatória, que independe da presença de dentes, portanto pode ocorrer em pacientes desdentados totais e usuários de próteses dentárias. Assim, é preciso conhecer como o bruxismo se manifesta clinicamente nessa população. O objetivo deste estudo foi investigar a presença do provável bruxismo de sono e de vigília em usuários de prótese total atendidos em uma clínica odontológica de ensino em Ribeirão Preto/SP.

MÉTODOS:

Uma amostra de conveniência foi composta por 30 pacientes (média de 72 anos, 18 mulheres e 12 homens). Os seguintes questionários foram utilizados para avaliar o provável bruxismo: Oral Behavior Checklist (OBC), Questionário da Academia Americana de Dor Orofacial (AADO) e o Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21). A avaliação clínica incluiu a identificação de desgastes nas próteses, língua dentada, bochecha mordiscada e sensibilidade nos músculos mastigatórios e nas articulações temporomandibulares. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

RESULTADOS:

A média de uso das próteses foi de nove anos. Seis indivíduos (20%) relataram bruxismo do sono e 11 (36%) relataram bruxismo de vigília. O OBC apresentou média de escore total de 9,8 ± 6,2, sendo “apertar de dentes” o sintoma mais descrito. O DASS-21 apresentou média total de 16,5, com valores de estresse, ansiedade e depressão dentro da normalidade. Os sintomas mais relatados no AADO foram cefaleia, dores no pescoço, dor e/ou dificuldade durante a função mandibular e trauma recente na cabeça, pescoço ou maxilares. Na avaliação clínica, 15 (50%) dos pacientes apresentaram desgastes na prótese, 4 (13%) dor por palpação, 2 (6%) bochecha mordiscada e nenhum (0%) língua dentada.

CONCLUSÃO:

Apesar das limitações deste estudo (corte transversal, amostra reduzida e ausência de avaliação instrumental do bruxismo) foi possível concluir que uma parcela significativa de usuários de próteses totais apresentou provável bruxismo, sendo o apertamento dentário o principal relato e desgastes na prótese a principal manifestação clínica.

Descritores
Boca edêntula; Bruxismo; Prótese total

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br