Acessibilidade / Reportar erro

Auriculoterapia: neurofisiologia, pontos de escolha, indicações e resultados em condições dolorosas musculoesqueléticas: revisão sistemática de revisões

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A auriculoterapia é amplamente utilizada para o alívio de condições dolorosas, portanto, com número considerável de estudos, permitindo a realização de revisões sistemáticas no assunto. No entanto, não propuseram um banco unificado de pontos de possível escolha, suas possíveis combinações ou descreveram a localização de tais pontos, tornando-se então, o objetivo deste estudo.

CONTEÚDO:

Optou-se por uma revisão sistemática de revisões (Overview). A qualidade de tal material foi realizada por intermédio da ferramenta Assessment of Multiple Systematic Reviews e as bases de dados consultadas foram: PEDro, Pubmed, Scielo e LILACS. As palavras-chaves e índice booleano aplicados como a seguir: Auriculotherapy AND pain; ear acupuncture AND pain, ear acupressure AND pain; auricular therapy AND pain; auricular medicine AND pain. Foram encontrados primariamente 242 estudos, mas apenas seis eram revisões sistemáticas em humanos, envolvendo dor e apenas auriculoterapia (sem associação a outra técnica). A qualidade metodológica dos estudos foi alta (8-10/11 - Assessment of Multiple Systematic Reviews). Há variabilidade na explicação neurofisiológica de ação, muitas possibilidades de afecções que podem ser abordadas com auriculoterapia (dores agudas, crônicas, por traumas, pré e pós-operatórias entre outras). A auriculoterapia apresentou-se como promissora na remissão da dor, meio adjunto ao tratamento convencional, baixo risco, custo e de fácil administração.

CONCLUSÃO:

A auriculoterapia apresenta diversas formas de justificar seus efeitos neurofisiológicos e os pontos mais utilizados foram ShenMen, a região somatotópica correspondente e a região da concha cava (estimulação vagal). Atende uma imensa possibilidade de condições dolorosas musculoesqueléticas, com resultados favoráveis e promissores.

Descritores:
Auriculoterapia; Dor; Fisioterapia; Medicina Tradicional Chinesa; Modalidades da fisioterapia; Reabilitação

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br