Acessibilidade / Reportar erro

Infusão intravascular de cetamina para o tratamento de dor crônica e depressão. Relato de caso

DESTAQUES

A cetamina é uma opção de tratamento segura e promissora para dor crônica e depressão e pode promover alívio significativo, ainda que transitório, da dor e do humor com a dosagem subanestésica.

O presente estudo observou que uma única infusão em baixas doses de cetamina pode aliviar rapidamente sintomas depressivos, pensamentos e ações suicidas em pacientes com depressão refratária.

Vale ressaltar que a infusão seriada de cetamina por determinado período é uma alternativa mais segura e eficaz para o tratamento da dor e da depressão quando comparada a uma única infusão intravenosa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor crônica e a depressão são duas comorbidades que se correlacionam em nível molecular no sistema nervoso central e promovem sofrimento ao paciente, sendo de difícil manejo. Nos últimos anos, diversos estudos demonstraram efeitos analgésicos e antidepressivos significativos a partir da infusão intravascular de cetamina, sendo uma opção alternativa para pacientes refratários ao tratamento convencional. Assim, o objetivo do estudo foi relatar o caso de uma paciente com dor crônica e depressão refratária submetida a infusões seriadas de doses únicas de cetamina.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo feminino, 33 anos, diagnosticada com cistite intersticial há 13 anos com refratariedade no manejo da dor e da depressão, submetida a infusões seriadas de cetamina intravascular. Foram realizadas 3 infusões seriadas que proporcionaram uma melhora significativa na dor e no humor. Entretanto, a paciente não tolerou os efeitos adversos, particularmente, de sensação de morte iminente e ataque de pânico, e abandonou o tratamento.

CONCLUSÃO:

A cetamina é uma opção de tratamento promissora para dor crônica e depressão e pode promover alívio significativo, embora transitório, da dor e humor utilizando dose subanestésica. No entanto, seus efeitos adversos podem ser uma limitação para o sucesso terapêutico. Estudos clínicos padronizados são necessários para compreender melhor a relação entre dor crônica e depressão e para estabelecer a melhor abordagem terapêutica.

Descritores:
Cetamina; Cistite instersticial; Depressão; Dor crônica

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br