Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia da liberação miofascial em pacientes com cefaleias do tipo tensional: revisão integrativa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As cefaleias se constituem no sintoma neurológico mais comum e de queixa médica mais frequente, sendo a dor de tipo tensional uma das formas mais relatadas e um problema público de saúde. Entre as terapias manuais indicadas ao tratamento da cefaleia de tipo tensional (CTT), está a liberação miofascial (LM), que consiste na liberação da tensão do músculo e da fáscia por meio de técnicas para desativação de pontos-gatilhos (PG). O objetivo deste estudo foi determinar a eficácia da fisioterapia utilizando a LM no tratamento das CTT induzidas por PG.

CONTEÚDO:

A questão norteadora do estudo foi: “Qual o efeito da terapia manual utilizando a liberação miofascial como tratamento em pacientes com cefaleias do tipo tensional”? As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS e Pubmed/Medline até agosto de 2021. Foram incluídos nessa revisão 16 estudos publicados entre 2003 e 2021, sendo relatos de caso e ensaios clínicos, com um total de 481 pacientes.

CONCLUSÃO:

A técnica de LM apresentou resultados positivos como tratamento para CTT, pela diminuição intensidade e frequência da dor.

Descritores:
Cefaleia do tipo tensional; Manipulações musculoesqueléticas; Pontos-gatilho

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br