Acessibilidade / Reportar erro

Função da glia no sistema endocanabinoide: revisão narrativa

DESTAQUES

A ativação da micróglia está fortemente envolvida no desenvolvimento da dor neuropática secundária a lesão de nervo periférico.

O sistema endocanabinoide oferece um caminho para atenuação da inflamação neurogênica, envolvida no processo de cronificação da dor.

A micróglia exerce papel central na interação do sistema endocanabinoide com a fisiopatologia da dor crônica.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A evidência científica tem ressaltado um papel da ativação das células da glia e de sua interação com diversos sistemas neurais, com destaque para o sistema endocanabinoide e mecanismos envolvidos na cronificação e manutenção da dor. O objetivo deste estudo foi atualizar os dados publicados que mostrem a interação entre as células da glia com o sistema endocanabinoide na fisiopatologia da dor crônica e seu tratamento.

CONTEÚDO:

Foi realizada uma revisão narrativa baseada em pesquisa na base de dados Medline, com uso dos unitermos “endocannabinoid”, “glial cells”, “microglial”, “astrocytes”, “neuroinflammation”.

CONCLUSÃO:

O aprofundamento do conhecimento acerca da função das células da glia no sistema endocanabinoide abrirá a possibilidade de atuação sobre a origem fisiopatológica do processo de cronificação de dor, atenuando os mecanismos envolvidos na sensibilização central.

Descritores:
Dor; Inflamação neurogênica; Neuroglia; Receptores de canabinoides

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br