Acessibilidade / Reportar erro

Seleção do algodoeiro para resistência à fusariose em área onde ocorre doença semelhante em plantas de labelabe (Dolichos lablab L.)

Selection of cotton plants resistant to fusarium wilt in a plot where similar disease occurs on hyacinth bean (Dolichos lablab L.)

Em área de Latossolo Roxo, localizada na Estação Experimental "Theodureto de Camargo", em Campinas, verificou-se incidência de doença provocando "murcha", com sintomas internos caracterizados pelo escurecimento dos vasos, sucessivamente em plantas de labelabe e em algodoeiro. Em ambas as espécies vegetais determinou-se a presença de fungos do gênero Fusarium, mediante isolamento feito em plantas doentes. Seleções, feitas na referida área, de plantas pertencentes a linhagem de algodoeiro suscetível à murcha de Fusariumderam origem a linhagens que revelaram apreciável resistência quando testadas em solo infestado por Fusarium oxysporum f.vasinfectum (Atk.) Snyder & Hansen. São discutidos aspectos relacionados com a possível descoberta de nova fonte genética de resistência à doença e com a existência desse fungo sob infestação natural na Estação Experimental mencionada. Também é apontada a possibilidade de serem o algodoeiro e a leguminosa em questão hospedeiras do mesmo agente patogênico.


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br