Acessibilidade / Reportar erro

Macrosporogênese, formação do saco embrionário, desenvolvimento do endosperma e do embrião em uma forma tetraplóide de melancia (Citrullus vulgaris SHRAD)

Na melancia tetraplóide da variedade Keckley Sweet, observa-se ainda em estados iniciais do desenvolvimento, uma diferenciação no tamanho dos óvulos, diferenciação essa que se acentua cada vez mais. Nos óvulos maiores, a mocrosporogênese ocorre antes da abertura da flor. Quando isso se verifica, quase todos os sacos embrionários estão completos e a fertilização se dá entre 24 e 48 horas após a abertura. As primeiras divisões da célula-ôvo aparecem do 7.° dia em diante, quando o endosperma já apresenta 6 a 16 núcleos. Observou-se a formação do haustório do endosperma de forma tubular, cujo desenvolvimento é máximo cêrca de 10 dias após a abertura, ocasião em que o embrião ainda se apresenta globular. Em óvulos de 13 e 14 dias o haustório se mostra atrofiado, o embrião é cordiforme e o endosperma bastante desenvolvido. Aos 20 e 22 dias de idade, as sementes completam seu desenvolvimento, encontrando-se, de dentro para fora: o embrião tomando todo o espaço correspondente ao endosperma e ao nucelo; o nucelo, reduzido a uma película fina e transparente; finalmente, o tegumento externo, duro e bastante espêsso. Uma correlação entre o desenvolvimento do saco embrionário e o crescimento do nucelo pôde ser estabelecida. Nesta variedade de melancia, constatou-se grande eliminação de óvulos durante o processo de desenvolvimento do fruto: parte antes da fertilização, parte naqueles que foram fertilizados. Essa eliminação se traduz num atraso cada vez mais acentuado no desenvolvimento das diversas portes da semente, produzindo no fruto maduro uma série de sementes "abortadas" e "chôchas". Sòmente uma pequena fração dos óvulos se transforma em sementes normais e, em conseqüência esta forma tetraplóide apresenta poucas sementes.


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br