Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos da Construção Social do Currículo de um Curso de Licenciatura em Matemática

Aspects of the Social Construction of a Mathematics Teacher Education Course Curriculum

Resumo

Este artigo aborda a construção social do currículo na Licenciatura em Matemática da Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), na cidade de Governador Valadares (MG), em sua terceira e última fase (1997-2012). Com base em uma pesquisa que usou documentação escrita aliada à metodologia da História Oral, o trabalho se inspira em estudos desenvolvidos pelo pesquisador inglês Ivor Goodson comentados por pesquisadores brasileiros e busca analisar o currículo prescrito e o currículo narrativo do curso. Discutem-se conceitos importantes desses estudos e a pertinência da História Oral para colocar o foco nas ações dos sujeitos em relação ao currículo. As entrevistas de professores e estudantes iluminaram dimensões relevantes do currículo prescrito num momento em que o curso teve centralidade na formação de professores para a Educação Básica, repercutindo o desenvolvimento da área da Educação Matemática no Brasil e a legislação educacional a partir de 1996.

Formação de Professores de Matemática; Currículo; Ivor Goodson; História da Educação Matemática; História Oral

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com