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A relação entre diferentes tipos de erros cometidos por estudantes e o conhecimento exigido para resolver problemas-palavra

O principal objetivo desta pesquisa é examinar a relação entre diferentes tipos de erros cometidos por estudantes e os conhecimentos necessários para resolver situações-problema em Álgebra, Aritmética e Geometria. Para a análise de erros seguimos as considerações de Kinfong e Holtan e para investigar o conhecimento necessário para ultrapassar os erros mobilizamos a teoria de Mayer. A metodologia de pesquisa é semi-experimental, envolvendo um teste de matemática com seis questões e entrevistas dirigidas. Os resultados da pesquisa revelaram que os erros na solução dos problemas-palavra aritméticos resultaram da falta de conhecimentos linguísticos, semânticos, estruturais e comunicativos; no que diz respeito aos problemas-palavra, os erros vinculam-se à lacunas no conhecimento semântico, estrutural e intuitivo. Em relação aos problemas-palavra algébricos os erros devem-se a lacunas quanto às operações matemáticas. Em síntese, os resultados mostram que a maior deficiência dos alunos relaciona-se a lacunas relativas ao conhecimento semântico, estrutural e comunicativo.

Situações-Problema; Aritmética; Álgebra; Geometria; Conhecimento Subjacente; Análise de Erros


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