Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da instrução de pares no conhecimento de trigonometria em alunos da nona série

Resumo

Neste estudo, atividades de instrução entre pares (IP) foram realizadas para promover a participação dos alunos no processo de aprendizagem e testar a hipótese de que IP melhora o desempenho dos alunos. Duas classes da nona série foram designadas, aleatoriamente, para grupo experimental e grupo de controle. Dados pré-teste e pós-teste foram obtidos para a medida de desempenho na matemática, em trigonometria. Os dados foram analisados por meio de procedimentos de análise de covariância, com nível de significância alfa de 0,05. Os resultados não indicaram efeitos significativos da instrução de pares no desempenho. Esta pesquisa indica que estudos mais consistentes são necessários para revelar o real efeito do IP.

Palavras-chave:
Desempenho em matemática; Instrução de pares; Ensino de trigonometria

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com