Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento sobre a Divisibilidade de Alunos Ingressantes na Universidade, com o Método de Análise Estatística Implicativa

Resumo

O conhecimento sobre divisibilidade dos ingressantes nas carreiras de engenharia da de Ciências Exatas e Naturais e Agrimensura da Universidade Nacional do Nordeste, 2019, é analisado por meio da Análise Estatística Implicativa. Foi realizada uma análise de similaridade dos itens do formulário e, posteriormente, a construção do gráfico. Na conclusão ficou demonstrado que a resolução dos problemas propostos pode ser afetada pelas diferentes formas de representar os números. O conceito de divisor desempenha um papel importante no problema de divisibilidade, uma vez que se encontra no início do gráfico de implicação. O conhecimento das propriedades relacionadas às diferentes formas de representação dos números não estaria vinculado à resolução de problemas em um contexto extramatemático.

Palavras-chave:
Divisibilidade; Ingressantes universitários; Análise Estatística Implicativa; Semelhança; Árvore Implicativa

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com