Acessibilidade / Reportar erro

Indícios de autoavaliação em um Vaivém

Self-assessment evidences in a Vaivém

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou observar, nos diálogos constituídos pelo professor com um estudante da disciplina de Estágio Supervisionado com Ênfase no Ensino Fundamental II em um Vaivém, afirmações e indagações feitas por esse futuro professor que manifestaram evidências de que ele se autoavaliou. O Vaivém é um instrumento de avaliação que proporciona um diálogo personalizado entre professor e estudante acerca de assuntos referentes à Matemática, a aspectos relacionados ao ensino e a questões pessoais, quando utilizado em uma perspectiva de avaliação formativa. O estudante escolhido para ser analisado apresentou diferentes indícios de autoavaliação, revelando que assumiu o papel de avaliador propriamente dito na disciplina e não o de apenas um fornecedor de informações para o professor. Destacam-se, neste estudo, o papel do registro das autoanálises e autorreflexões e a importância de intervenções direcionadas à promoção da autoavaliação.

Educação Matemática; Avaliação formativa; Autoavaliação; Vaivém

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com