Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento de Professores para Promover o Raciocínio Matemático: uma experiência de formação continuada

Teachers' Knowledge to Promote Mathematical Reasoning: a continuing training experience

Resumo

O conhecimento dos professores para promover o Raciocínio Matemático (RM), na prática docente, é essencial para o cumprimento de diretrizes curriculares. No entanto, esse conhecimento é considerado muitas vezes um grande desafio, portanto, é importante destacá-lo como uma meta para a formação de professores. Neste sentido, este estudo tem como foco o desenvolvimento do conhecimento de professores para criar contextos em aula para promover o RM dos alunos, numa formação continuada. Considerou-se uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa para analisar os conhecimentos de seis professores, cursando o Mestrado em Ensino, para desenvolver contextos promotores do RM com seus alunos na perspectiva do Ensino Exploratório. A coleta de dados incluiu questionário, entrevista, observação participante e o trabalho escrito das tarefas propostas. Os resultados evidenciam que os professores conseguiram elaborar uma tarefa matemática e conduzir uma aula com potencial para promover o RM dos seus alunos na Educação Básica, e, com isso, aprofundaram seus conhecimentos e deram maior significado aos fundamentos teóricos e metodológicos sobre os tipos e processos de RM assim como sobre os princípios de design de tarefas. O estudo ressalta a relevância de se considerar na formação de professores quatro dimensões associadas ao conhecimento para promover o RM: aspectos teóricos e metodológicos, aspectos curriculares, aspectos do contexto e aspectos materiais.

Raciocínio Matemático; Formação continuada; Ensino Exploratório; Prática docente

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com