Acessibilidade / Reportar erro

Momentos diferentes no stage participativo de abstração de concepções matemáticas dos estudantes do secundário

Este estudo suporte às características de estágios participativa e antecipatória em abstração matemática en alunos do ensino secundário. Foram realizadas 71 entrevistas clínicas baseadas en tarefas com alunos do ensino secundário para obter evidênciaa construçao de diferentes concepções matemática (stagio Participativo) e como elesforam usados (stagio Anticipatoria). Podemos distinguir dois momentos na etapa participativa baseada na coordenação de informações de casos específicos através da reflexao sobre atividade e efeito que, em alguns casos, levar a uma mudança de foco que permite os alunos do ensino secundário obter uma reorganização de seus conhecimentos. Nós argumentamos que(a) a capacidade de perceber regularidades em conjuntos de casos particulares é uma característica de reflexao aobre atividade e efeito na abstração de conceitos matemáticos no ensino secundário, e (b) a coordenação da informação por parte dos alunos cria oportunidades para mudar a atenção foco a partir dos resultados particular para a estrutura das propriedades.

Abstração Matemática; Reflexao sobre Atividade-Efeito; Abstração Reflexionante; Formação de Objetos Matemáticos; Estágio Participativo e Anticipatório


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com