Educação Básica |
5 |
Pascual, Pérez e Sanchés. (2012)PASCUAL, C. S.; PÉREZ, A. A. J.; SANCHÉZ, M. A. A. H. E-Learning de las matemáticas en los institutos de Cataluña: un análisis factorial. Suma+, Badalona, v. 70, p. 21-34, jul. 2012.; Souza e Bernal (2013)SOUZA, R. N. S; BERNAL, M. M. A interação no plantão de dúvidas on-line. REVEMAT, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 216-231, 2013.; Silva e Teixeira (2016)SILVA, L. J.; TEIXEIRA, O. P. B. Aula chat de matemática: o papel do professor nas interações síncronas com alunos do ensino médio. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 18, n. 1, p. 447-467, 2016.; Ahl, Aguilar e Jankvist (2017)AHL, L. M.; AGUILAR, M. S.; JANKVIST, U. T. Distance Mathematics Education as a Means for Takling Impulse Control Disorder: the case of a young convict. For the Learning of Mathematics, New Westminster, v. 37, n. 3, p. 27-32, 2017.; Felcher, Pinto e Ferreira (2017)FELCHER, C. D. O.; PINTO, A. C. M.; FERREIRA, A. L. A. O uso do facebook como ambiente virtual de aprendizagem para o ensino dos números racionais. RPEM, Campo Mourão, v. 6, n. 10, p. 246-271, jan./jun. 2017.. |
Formação Inicial de Professores (Pedagogia) |
4 |
Anastacio e Barros (2013)ANASTACIO, M. Q. A.; BARROS, N. M. C. Formação de professores a distância: “…parece que estamos na sala de aula…”. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 3, p. 447-463, 2013.; D'Antonio e Pavanello (2013)D'ANTONIO, S. C.; PAVANELLO, R. M. A formação geométrica em um curso de licenciatura para os anos iniciais do ensino fundamental a distância da UEM. RPEM, Campo Mourão, v. 2, n. 3, p. 134-157, jul./dez. 2013.; Barros e Sampaio (2014)BARROS, R. M. O.; SAMPAIO, H. R. O conhecimento matemático sobre os descritores “espaço e forma” de licenciados em um curso de Pedagogia na modalidade a distância: resultados parciais. RPEM, Campo Mourão, v. 3, n. 4, jan./jun. 2014.; Aragon e Wickramasinghe (2016)ARAGON, R.; WICKRAMASINGHE, I. P. What has an Impact on Grades? Instructor-Made Videos, Communication, and Timing in An Online Statistics Course. Journal of Humanistic Mathematics, Claremont, v. 6, n. 2, p. 84-95, 2016.
|
Formação Inicial de Professores (Matemática) |
12 |
Fernández, Llinares e Valls (2011)FERNÁNDEZ, C.; LLINARES, S.; VALLS, J. Características del desarrollo de una mirada profesional en estudiantes para profesor de matemáticas en un contexto b-learning. Acta Scientiae, Canoas, v. 13, n. 1, p. 9-30, 2011.; Machado e Bianchini (2012)MACHADO, S. D. A.; BIANCHINI, B. L. A Álgebra Linear e a concepção de Transformação Linear construída por Estudantes de EAD. Revemat, Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 69-89, 2012.; Pinto e Vianna (2012)PINTO, G. M. F.; VIANNA, C. C. S. Compreensão gráfica da derivada de uma função real em um curso de cálculo semipresencial. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 2, n. 3, set./dez. 2012.; Corrêa e Scherer (2013)CORRÊA, D. S. P.; SCHERER, S. Interação e Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na EaD: uma análise de um curso de Licenciatura em Matemática. RPEM, Campo Mourão, v. 2, n. 2, p. 117-131, jan./jun. 2013.; Batistela (2013)BATISTELA, R. F. O plágio numa atividade de um curso a distância. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 3, p. 479-506, 2013.; Tonini (2013)TONINI, A. M. Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. REVEMAT, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 162-176, 2013.; Ávila e Santos (2014)ÁVILA, L. B.; SANTOS, J. R. V. Propostas de formação matemática em currículos prescritos de cursos de licenciatura em matemática na modalidade à distância. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 11, n. 21, p. 31-43, 2014.; Martini e Bueno (2014)MARTINI, C. M.; BUENO, J. L. P. O desafio das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 385-406, 2014.; Lucena e Gitirana (2015)LUCENA, R.; GITIRANA, V. Tutoria online da geometria analítica: uma análise a luz da orquestração instrumental e das representações semióticas. EMR-RS, Porto Alegre, v. 16, n. 16 (2), p. 34-48, 2015.; Vasconcelos e Silva (2015)VASCONCELOS, C. A.; SILVA, I. B. Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância em Sergipe: concepções de alunos sobre TIC, perspectivas e desafios. RPEM, Campo Mourão, v. 4, n. 7, p.151-167, 2015.; Bairral e Marques (2016)BAIRRAL, M. A.; MARQUES, F. J. R. Onde se localizam os pontos notáveis de um triângulo? Futuros professores de matemática interagindo no ambiente vmt com geogebra. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 18, n. 1, p. 111-130, 2016.; Zampieri, Javaroni e Lima (2017)ZAMPIERI, M. T.; JAVARONI, S. L.; LIMA, L. F. Desafios na comunicação em um curso de licenciatura em matemática a distância. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 1, p. 31-48, 2017.. |
Formação Contínua de Professores de Matemática |
12 |
Miskulin et al. (2011)MISKULIN, R. G. S.; PENTEADO, M. G.; RICHIT, A.; MARIANO, C. R. A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 173-186, dez. 2011.; Amaral (2011)AMARAL, R. B. Argumentação matemática colaborativa em um ambiente online. Acta Scientiae, Canoas, v. 13, n.1, p. 55-70, 2011.; Richit (2011)RICHIT, A. Horizontes Antevistos e Incoerências Reveladas nas Políticas Públicas para a Formação Continuada de Professores. Acta Scientiae, Canoas, v. 13, n. 2, jul./dez. 2011.; Fraiha-Martins e Gonçalves (2012)FRAIHA-MARTINS, F.; GONÇALVES, T. V. O. Experiência formativa mediatizada por ambiente virtual de aprendizagem: formação de professores de Ciências e Matemática na Amazônia. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 8, n. 16, p. 146-158, 2012.; Seidel e Rosa (2013)SEIDEL, D. J.; ROSA, M. Percebendo o professor de Matemática online usando tecnologias durante a cyberformação. JIEEM, Londrina, v. 6, n. 2, p. 110-143, 2013.; Ramírez-Vega (2014)RAMÍREZ-VEGA, A. MOOCs para capacitación docente en matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, San Pedro, v. 9, n. 12, p. 369-382, 2014.; Viol e Miskulin (2014)VIOL, J. F.; MISKULIN, R. G. S. Formação Continuada de Professores e Educação a Distância: uma análise de pesquisas em Educação Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v.16, n.3, p. 505-520, 2014.; Dantas (2015)DANTAS, S. C.. Pressupostos para Formação de Professores de Matemática em um Curso via Web. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 17, p. 308-331, 2015.; Ramírez-Vega (2015)RAMÍREZ-VEGA, A. Nuevas tendencias de formación continua de educación matemática en Costa Rica: desarrollo e implementación de MOOCs. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, San Pedro, v. 10, n. 13, p. 113-131, 2015.; Souto (2015)SOUTO, D. L. P. Aprendizagem matemática on-line: quando tensões geram conflitos. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 17, n. 5, p. 942–972, 2015.; Souza e Passos (2015)SOUZA, A. P. G.; PASSOS, C. L. B. Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1023-1042, dez. 2015; Erixon (2016)ERIXON, E. L. Learning activities and discourses in mathematics teachers' synchronous oral communication online. Research in Mathematics Education, London, v. 18, n. 3, p. 267-282, 2016.. |
Revisões de Literatura |
8 |
Bicudo e Paulo (2011)BICUDO, M. A. V.; PAULO, R. M. Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 251-298, dez. 2011; Maltempi, Javaroni e Borba (2011)MALTEMPI, M. V.; JAVARONI, S. L.; BORBA, M. C. Calculadoras, Computadores e Internet em Educação Matemática: dezoito anos de pesquisa. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 43-72, dez. 2011.; Borba (2013)BORBA, M. C. Educação Matemática a Distância Online: Balanço e Perspectivas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, San Pedro, v. 8, n. 11, p. 349-358, 2013.; Almeida e Borba (2015)ALMEIDA, H. R. F. L; BORBA, M. C. As Pesquisas Sobre a Licenciatura em Matemática na Universidade Aberta do Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16 p. 41-60, 2015.; Paulin e Miskulin (2015)PAULIN, J. F. V.; MISKULIN, R. G. S. Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1084-1114, dez. 2015.; Borba, Almeida e Chiari (2015)BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1115-1140, dez. 2015.; Patrocínio, Silveira e Calejon (2016)PATROCÍNIO, G. A. M; SILVEIRA, I. F.; CALEJON, L. M. C. Uma Análise sobre os Modelos de Educação a Distância (EaD) no Cenário Brasileiro por Meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. REnCiMa, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 74-85, 2016.; Silva e Schimiguel (2016)SILVA, J. F.; SCHIMIGUEL, J. Problem-Based Learning, Educação Estatística e Educação a Distância: um estudo teórico sobre possíveis convergências no ensino superior. REnCiMa, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 32-51, 2016.. |