Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo da eficácia de estratégias e representações usadas por estudantes da escola básica em problemas relativos à generalização de padrões

Neste artigo são estudadas as estratégias e representações usadas por alunos turcos de diferentes séries (da 6ª a 8ª) quando resolvendo problemas que envolvem a busca de padrões lineares e quadráticos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de testes específicos em 246 alunos e de entrevistas clínicas com 18 desses alunos. Os resultados apontam que a eficácia nos padrões de generalização aumentam positivamente de uma série escolar para outra, bem como aumenta a variedade das estratégias de generalização. Enquanto alunos de diferentes momentos da escolarização usam estratégias recursivas para resolver os problemas relativos à busca de padrões, mas a quantidade de estudantes que mobilizam estratégias explícitas é relativamente pequena. Alunos de séries mais avançadas usam vários tipos de representações no processo de generalizar, ao passo que alunos das séries mais iniciais, de modo acentuado, preferem a representação numérica.

Padrões; Estratégias; Eficácia; Representações; 6ª a 8ª series


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com