Acessibilidade / Reportar erro

Um estudo sobre o modo como alunos compreendem fractais

O objetivo deste estudo é analisar como os alunos compreendem fractais, dependendo da idade. Entendimentos dos alunos foram examinados em quatro dimensões: a definição de fractais, determinando fractais, encontrando padrões fractais e operações matemáticas com fractais. O estudo foi conduzido com 187 estudantes do Ensino Fundamental e Médio (grau 8, 9, 10) usando um teste de dois níveis composto de nove questões elaboradas por meio da literatura nos currículos turcos em matemática e geometria. Os resultados mostraram que em todos os graus, os alunos podem ter falta e conhecimentos equivocados sobre fractais. Além disso, os estudantes podem identificar e determinar os fractais, mas quando o nível de ensino aumenta, a identificação e a determinação dos fractais diminui. Embora, os alunos pudessem determinar intuitivamente uma forma como fractal ou não, eles tiveram alguns problemas em encontrar regras e padrões na formulação dos fractais.

Geometria Fractal; Entendimentos dos Alunos; Faixa-etária do Estudo


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com