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ATRAVESSAMENTOS DO TEMPO E DO OLHAR NA IMAGEM JORNALÍSTICA DE VIDAS PRECÁRIAS DA “CRACOLÂNDIA” (SP)

RESUMO

Este artigo delineia alguns aspectos da representação, pela mídia, do que Butler (2004Butler, J. (2014). Quadros de Guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira., 2014Butler, J. (2015). Relatar a si mesmo. Crítica da violência ética. São Paulo: Autêntica., 2016)Butler, J. (2016). Corpos em movimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. define como “vida precária”, forma de existência desprovida de direitos e condições básicas. O foco é a análise de imagens fotojornalísticas de duas operações policiais (2017 e 2018) na “cracolândia”, centro de São Paulo. A partir de um corpus de 109 imagens publicadas pelos portais de notícias UOL, G1 e R7, selecionamos oito fotografias para uma análise mais detida de elementos que tensionam a biopolítica do controle (Foucault, 1980), da impessoalidade e da desconsideração das vidas precárias, com as tentativas de sobrevivência (DidiHuberman, 2017) e resistência a partir das vulnerabilidades. Identificamos a presença de três dimensões principais de representação: (1) há padrões semelhantes derepresentação, apesar dos eventos estarem separados por seis meses; (2) a cobertura foca na vulnerabilidade dos retratados, mas também há sequências de resistência, sobretudo nas imagens da face e nas gestualidades; (3) imagens individuais de sofrimento, perda e luto encontram um contraponto em expressões de raiva e reação. Esses elementos são analisados à luz das reflexões que entrelaçam o fotojornalismo à ética da responsabilidade (Mondzain, 2009; Caron, 2007), pensando as possibilidades de aproximação e encontro com a alteridade.

Palavras-chave
Mídia; Alteridade; Política da Imagem; Enquadramento; Fotojornalismo

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