Acessibilidade / Reportar erro

INOVAÇÃO EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA MÍDIA ESPORTIVA: o caso da ESPN do Brasil

RESUMO

Este artigo investiga a implementação de inovações na produção de conteúdo esportivo feitas pela ESPN do Brasil, durante a última década, realizadas como reflexo das mudanças em seu ecossistema midiático. A abordagem metodológica é qualitativa e, com base em perspectivas teórico-conceituais sobre inovação no jornalismo, foram estabelecidos três critérios de análise: contextualização, engajamento e tecnologias digitais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais relacionados ao caso estudado. Constata-se que as experimentações na produção de conteúdo não se isolam de outras questões da indústria de mídia, como a crise nos modelos de negócios e a necessidade de uma liderança estratégica para a inovação. A busca desenfreada pela inovação é tão arriscada quanto se manter estagnado e a inovação tem de ser conectada com o propósito da empresa de mídia.

Palavras-chave
Inovação no jornalismo; Produção de conteúdo; ESPN do Brasil; Jornalismo esportivo

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com