Acessibilidade / Reportar erro

Variações nos açúcares e ciclitóis durante o desenvolvimento e maturação de sementes de pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam., Leguminosae)

Sementes de Caesalpinia echinata são tolerantes à dessecação, mantendo sua viabilidade com níveis de 0,08 g H2O g-1 MS. Quando armazenadas sob condições de laboratório perdem a viabilidade em um mês, enquanto sob baixas temperaturas a capacidade germinativa é mantida por dois anos. A concentração e a composição de açúcares solúveis, ciclitóis livres e ciclitóis galactosilados durante o desenvolvimento e a maturação dessas sementes foram analisadas no presente trabalho, com o propósito de compreender-se o envolvimento daqueles compostos na maturação e na qualidade da semente. Inflorescências foram marcadas na antese e posteriormente coletadas desde 32 até 59 d após antese (DAA) e após a deiscência. A maturidade fisiológica de sementes de C. echinata ocorreu entre 60-65 DAA, imediatamente antes da dispersão, quando as sementes apresentavam 0,43-0,67 g H2O g-1 MS. Carboidratos solúveis totais corresponderam a cerca de 10% da matéria seca das sementes. Análises por cromatografia gasosa e espectroscopia de massas permitiram quantificar 12 compostos presentes nos eixos e cotilédones durante o desenvolvimento das sementes. Estes incluem frutose, glicose, sacarose, rafinose, os ciclitóis mio-inositol, D-chiro-inositol, D-pinitol e os ciclitóis galactosilados, galacto-pinitol A, galacto-pinitol B e ciceritol. Sacarose foi detectada em grandes proporções durante todo o processo de desenvolvimento das sementes. Traços de rafinose foram detectados, principalmente em sementes imaturas. D-chiro-inositol e mio-inositol foram encontrados em baixas quantidades e pinitol aumentou de forma contínua nos eixos e nos cotilédones. Ciceritol, galacto-pinitol A e galacto-pinitol B foram acumulados de 40 DAA até o final da fase de maturação, representando, com a sacarose, as maiores reservas de carboidratos solúveis das sementes de C. echinata. Estes resultados permitem concluir que o acúmulo de reservas solúveis de carbono está relacionado com o grau de maturação das sementes de C. echinata e com qualidade final dessas sementes.

carboidratos solúveis; desenvolvimento de sementes; viabilidade de sementes


Brazilian Journal of Plant Physiology Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, 28013-602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brazil, Fax: (+55)-22-2739-7116 - Campos dos Goytacazes - RJ - Brazil
E-mail: bjpp.sbfv@gmail.com