Acessibilidade / Reportar erro

Técnica de sutura septocolumelar em dois níveis para correção de desvio septal caudal Como citar este artigo: Demirbilek N, Evren C, Elbistanlı MS, Altun U, Günay SS. Two-level septocolumellar suture technique for correction of septal caudal dislocation. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:403-7.

Resumo

Introdução:

O desvio septal caudal é um problema respiratório e estético, e a sua correção é tarefa desafiadora. Embora tenham sido descritas diferentes modalidades para o tratamento, esse é ainda um tópico controverso.

Objetivos:

O presente estudo objetivou descrever uma técnica de sutura em dois níveis, que pode ser empregada na correção e estabilização do septo na bolsa columelar.

Método:

O septo caudal foi fixado à espinha nasal com suturas, após a realização de uma bolsa columelar anterior. Duas suturas septocolumelares, superior e inferior, foram aplicadas para a correção do desvio septal caudal e, também, para maior estabilidade do septo caudal na bolsa columelar.

Resultados:

Rinoscopia anterior não resultou em recorrência do desvio ou luxação em nossos pacientes.

Conclusão:

Nossa técnica de sutura é um método efetivo e de fácil uso para a correção do desvio septal caudal. A técnica também pode ser utilizada para aumentar a estabilidade de septos corrigidos por outras técnicas. A técnica de sutura em dois níveis aumenta o sucesso da correção e diminui o risco de luxação septal caudal, estabilizando, em particular, a parte superior do septo caudal. Portanto, nossa técnica diminui o percentual de reoperações.

PALAVRAS-CHAVE:
Desvio septal caudal; Fixação de septo; Nova técnica de sutura

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br