Acessibilidade / Reportar erro

Otoacaríase: desfechos demográficos e clínicos de pacientes com carrapatos no conduto auditivo externo Como citar este artigo: Gökdoğan O, Çakabay T, Baran H, Karabulut B, Tasdemir C, Vatansever Z. Otoacariasis: demographic and clinical outcomes of patients with ticks in the ear canal. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:416-21.

Resumo

Introdução:

A otoacaríase, fixação de carrapatos duros e moles no interior do conduto auditivo, é fenômeno comum, especialmente em áreas rurais.

Objetivo:

Determinar as características clínicas e demográficas de casos de carrapatos detectados no conduto auditivo externo, um problema de saúde frequente, e identificar as espécies do ácaro.

Método:

Coletaram-se dados dos pacientes com otoacaríase, e todos os carrapatos foram investigados no Departamento de Veterinária da Universidade Kafkas.

Resultados:

Os dados de pacientes com otoacaríase são apresentados. Todos os carrapatos foram identificados como pertencentes ao gênero Otobius e constatou-se não haver relação entre os carrapatos e qualquer tipo de complicação.

Conclusão:

É muito importante detectar carrapatos no conduto auditivo externo, pois esses ácaros funcionam como vetores para algumas doenças. A identificação da espécie do ácaro pode ajudar o clínico a prevenir complicações associadas às doenças transmitidas por esse vetor.

PALAVRAS-CHAVE:
Otocaríase; Carrapato; Otobius

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br