Acessibilidade / Reportar erro

Modelo preditivo para diferenciação entre nódulos malignos e benignos da tireoide com base na idade, sexo e características ultrassonográficas Como citar este artigo: Girardi FM, Silva LM, Flores CD. A predictive model to distinguish malignant and benign thyroid nodules based on age, gender and ultrasonographic features. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:24-31.

Resumo

Introdução:

Persiste na literatura uma discussão sobre uma ferramenta padronizada de apoio à decisão para o manejo de nódulos tireoidianos.

Objetivo:

Criar um modelo de previsão estatística para o manejo de nódulos tireoidianos.

Método:

Foram selecionados 204 casos de nódulos tireoidianos benignos e 57 malignos para o estudo retrospectivo. As variáveis idade, sexo e características ultrassonográficas foram analisadas com modelos univariados e multivariados. Uma fórmula estatística foi usada para calcular o risco de câncer de cada caso.

Resultados:

Na análise multivariada, a forma irregular, a ausência de halo, menor idadesubp média, ecotextura homogênea, microcalcificações e conteúdo sólido foram associadas ao câncer. Após a aplicação da fórmula, foram encontrados 20 casos (7,6%) com risco calculado de malignidade ≤ 3,0%, todos benignos. Definiu-se o risco calculado em ≥ 80%, 21 casos (8,0%) foram selecionados e em 85,7% deles o câncer foi confirmado pela histopatologia. A precisão interna da fórmula de previsão foi de 92,5%.

Conclusões:

A fórmula de previsão alcançou alta precisão e pode ser uma opção para outras ferramentas de apoio à decisão para o manejo de nódulos da tireoide.

PALAVRAS-CHAVE
Nódulo da tireoide; Neoplasias da tireoide; Ultrassonografia; Citologia; Biópsia por agulha

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br