Acessibilidade / Reportar erro

Proteína tipo-lisil oxidase-4 (LOXL4) como marcador tumoral e prognóstico no câncer de laringe em estágio avançado Como citar este artigo: Altuntas OM, Süslü N, Güler Tezel YG, Dogan HT, Yılmaz T Lysyl Oxidase Like-4 (LOXL4) as a tumor marker and prognosticator in advanced stage laryngeal cancer. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:968–74.

Resumo

Introdução:

A proteína tipo-lisil oxidase-4 é uma amina oxidase da família lisil oxidase cuja superexpressão em câncer de cabeça e pescoço e up-regulação em resposta à hipóxia foram previamente demonstradas. O possível papel da proteína tipo-lisil oxidase-4 como um marcador tumoral no câncer de laringe em estágio avançado foi investigado.

Objetivos:

Investigar a expressão da proteína tipo-lisil oxidase-4 no câncer de laringe em estágio avançado e elucidar seu possível papel como marcador tumoral, preditor da resposta ao tratamento e do prognóstico.

Método:

Amostras diagnósticas de 72 pacientes tratados para carcinoma espinocelular da laringe em estágio III-IV foram avaliadas quanto à expressão da proteína tipo-lisil oxidase-4 por imuno-histoquímica.

Resultados:

A expressão de proteína tipo-lisil oxidase-4 foi correlacionada com o estágio avançado do tumor (p = 0,041) e melhor diferenciação (p = 0,025), mas foi independente do diâmetro do tumor (p = 0,456). A resposta à quimioterapia de indução ou a necessidade de laringectomia de resgate não foram afetadas pela expressão da proteína tipo-lisil oxidase-4 (p = 0,999, p = 0,070 respectivamente). O aumento da expressão da proteína tipo-lisil oxidase-4 foi associado a melhor sobrevida global de 2 anos nas análises univariada (p = 0,036) e multivariada (p = 0,014).

Conclusão:

A expressão da proteína tipo-lisil oxidase-4 surge com o avanço dos estágios e desaparece com pioria da diferenciação e pode ter propriedades supressoras de tumor no câncer de laringe.

Palavras-chave
Câncer de laringe; Proteína LOXL4; Hipóxia; Preservação de órgãos; Prognóstico

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br