Acessibilidade / Reportar erro

Fatores clínico-patológicos e características ultrassonográficas pré-operatórias na previsão de metástase em linfonodos centrais no microcarcinoma papilífero da tireoide: um estudo retrospectivo de centro único Como citar este artigo: Jiwang L, Yahong L, Kai L, Bo H, Yuejiao Z, Haotian W, et al. Clinicopathologic factors and preoperative ultrasonographic characteristics for predicting central lymph node metastasis in papillary thyroid microcarcinoma: a single center retrospective study. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:36-45.

Resumo

Introdução

O tratamento do microcarcinoma papilífero de tireoide permanece controverso. A metástase em linfonodos centrais é comum e é uma consideração importante na seleção da estratégia de tratamento.

Objetivo

Investigar os fatores de risco clínico-patológicos e as características ultrassonográficas de nódulos tireoidianos para metástase em linfonodos centrais em microcarcinoma papilífero de tireoide.

Método

Foram analisados retrospectivamente os dados de 599 pacientes com microcarcinoma papilífero de tireoide submetidos à cirurgia de 2005 a 2017 em uma única instituição. Análises univariadas e multivariadas foram usadas para identificar os fatores clínico-patológicos e as características ultrassonográficas pré-operatórias das metástases em linfonodos centrais. Uma análise de curva ROC (receiver-operating characteristic) foi feita para identificar a eficácia das características ultrassonográficas na previsão dessas metástases. Um nomograma baseado nos fatores de risco foi estabelecido para prever a metástase em linfonodos centrais.

Resultados

A incidência de metástase em linfonodos centrais foi de 22,4%. As análises univariadas e multivariadas sugeriram que sexo, idade, multifocalidade, invasão extratireoidiana e metástase em linfonodos laterais eram fatores de risco independentes para a metástase em linfonodos centrais. As análises univariadas e multivariadas revelaram que o formato nodular, a margem e a calcificação estavam independentemente associadas à metástase em linfonodos centrais. A análise da curva ROC mostrou que a combinação do formato, margem e calcificação apresentou excelente precisão na previsão dessas metástases. O nomograma foi desenvolvido com base nos fatores de risco identificados para predizer a metástase em linfonodos centrais e a análise do gráfico de calibração indicou o bom desempenho e a utilidade clínica do nomograma.

Conclusões

Em pacientes com microcarcinoma papilífero de tireoide, metástase em linfonodos centrais está associado ao sexo masculino, menor idade ( < 45 anos), invasão extratireoidiana, multifocalidade e presença de metástase em linfonodos laterais. As características ultrassonográficas, como formato irregular, margem mal definida e calcificação, podem melhorar a eficácia da previsão de metástase em linfonodos centrais. Cirurgiões e radiologistas devem ficar mais atentos aos pacientes que apresentam esses fatores de risco. O nomograma pode ajudar a orientar a tomada de decisão cirúrgica para o microcarcinoma papilífero de tireoide.

Palavras-chave
Microcarcinoma papilar da tireoide; Metástase de linfonodos centrais; Fatores preditivos; Ultrassom; Nomograma

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br