Acessibilidade / Reportar erro

Implicações clínicas do eABR intraoperatório para usuários do feixe de eletrodos Evo Como citar este artigo: Daniel F, Reis AC, Massuda ET, Amaral MS, Hoen M, Gnansia D, et al. Clinical implications of intraoperative eABRs to the Evo®‐CI electrode array recipients. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:S108-S117.

DESTAQUES

Os limiares intraoperatórios dos potenciais auditivos de tronco encefálico evocados eletricamente foram registrados em níveis audíveis nos usuários de Evo®.

A ausência de eABR intraoperatório está relacionada a resultados inferiores do implante coclear em curto prazo.

Um intervalo interpico III‐V mais longo pode estar relacionado a resultados inferiores do implante coclear.

Os resultados do eABR intraoperatório podem levar os profissionais a planejar ações com o objetivo de melhorar os resultados do implante coclear.

Resumo

Introdução

Os potenciais auditivos de tronco encefálico evocados eletricamente fornecem informações clínicas confiáveis que auxiliam no processo de reabilitação auditiva de usuários de implante coclear.

Objetivo

Investigar o registro intraoperatório dos potenciais auditivos de tronco encefálico evocados eletricamente em usuários do feixe de eletrodos Evo® e sua correlação com os níveis comportamentais e desempenho auditivo dos indivíduos.

Método

Estudo retrospectivo. Os potenciais auditivos de tronco encefálico intraoperatórios foram registrados em usuários adultos de implante coclear com feixe de eletrodos Evo®. As latências e amplitudes da onda V e os intervalos interpico III-V foram registrados em três diferentes eletrodos e comparados às pontuações de reconhecimento de sentenças após 6 meses de uso do implante coclear. Os limiares dos eABRs foram comparados aos níveis comportamentais dos indivíduos na ativação do processador de som.

Resultados

Os limiares do eABR foram significativamente correlacionados aos níveis comportamentais T e C e registrados em níveis de estimulação elétrica audíveis em todos os indivíduos. Houve uma correlação significativa entre o intervalo interpico III-V no eletrodo apical e a pontuação de reconhecimento de sentenças dos indivíduos.

Conclusões

O eABR intraoperatório pode ser usado para estabelecer níveis audíveis de estimulação elétrica na ativação do processador sonoro em usuários de implante coclear‐Evo® e pode auxiliar os profissionais no planejamento de ações visando melhorar o desempenho auditivo nesses pacientes.

Palavras‐chave
Implante coclear; Potenciais evocados auditivos; Percepção da fala; Nervo coclear; Potenciais evocados auditivos elétricos

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br