Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e acurácia de um aplicativo para rastreio auditivo* * Como citar este artigo: Bauer MA, Sales A, Teixeira AR, Morsch P, Lessa AH, Bós ÂJ. Development and accuracy of a hearing screening application. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:711-7.

Resumo

Introdução:

O comprometimento da audição, ou perda auditiva, pode ser ocasionado por diversos fatores e as implicações variam de acordo com o tipo, grau, causa e idade de acometimento. A triagem auditiva deveria ser um procedimento usual que possibilitasse a identificação pré-clínica e os encaminhamentos necessários, evitaria as consequências da privação desse sentido. Aplicativos móveis mostram-se uma boa opção.

Objetivo:

Desenvolver um aplicativo e verificar seu desempenho na identificação de perda auditiva comparado com outro instrumento de rastreio validado.

Método:

O aplicativo, chamado Ouviu, foi criado com o conhecimento audiológico e as ferramentas disponíveis na plataforma iOS. Avaliamos 185 pessoas, entre 6 e 96 anos, distribuídas em 5 grupos, fizemos audiometria e rastreio auditivo por meio de dois instrumentos: HearCheck e aplicativo.

Resultados:

Ficou evidenciado que a sensibilidade do aplicativo para identificar perda auditiva foi aproximadamente 97%, enquanto a do HearCheck foi 79%. O valor preditivo positivo do aplicativo mostrou que a probabilidade de uma pessoa ser identificada com esse instrumento e realmente ter perda auditiva foi 94%, o HearCheck foi de 96%. Os falsos negativos, que deixaram de identificar perda auditiva, foram menores no aplicativo (3%) que no HearCheck (21%).

Conclusão:

O aplicativo desenvolvido mostrou-se eficaz como uma ferramenta de rastreio auditivo. É melhor do que HearCheck na identificação de perda auditiva leve. Além de ser portátil, de fácil aplicação, baixo custo e rápida execução, o aplicativo tem a vantagem de avaliar o ruído ambiental para fazer o exame e também a não necessidade de quaisquer hardwares para acoplar ao dispositivo móvel.

PALAVRAS-CHAVE
Audiometria; Perda auditiva; Programas de rastreamento; Aplicativos móveis

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br