Acessibilidade / Reportar erro

Análise da situação do tratamento das doenças benignas da tireoide – Um problema de saúde pública agravado pela pandemia de Covid-19 Como citar este artigo: Melo GM, Gonçalves AJ, Walder F, Ferraz C, Neves MC, Abrahão M, et al. Analysis of the status of treatment of benign thyroid diseases – a public health problem aggravated in the COVID-19 pandemic era. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:982-9.

Resumo

Objetivo:

Bócios e nódulos benignos detectados na tireoide são lesões em crescimento e a pandemia de Covid-19 impactou negativamente seu tratamento cirúrgico. A seleção adequada de pacientes para o tratamento vai melhorar o estado geral de saúde. Esta revisão de artigos se concentrará no impacto da pandemia de Covid-19 no tratamento de condições benignas da glândula tireoide e suas implicações.

Método:

Esta revisão evidenciou a situação do sistema de saúde em países em desenvolvimento e os problemas para tratar doenças cirúrgicas benignas da tireoide. Aspectos da epidemiologia, incidência, apresentação clínica e tratamento cirúrgico do bócio, impacto econômico e no estado de saúde foram relatados.

Resultados:

Todos os tratamentos cirúrgicos de bócio e outras condições benignas foram adiados, forçados a se redirecionar e a remarcar todas as cirurgias benignas, situação agravada pela má gestão pública e fechamento de leitos hospitalares. Essas condições têm causado deterioração do estado de saúde física (doença da tireoide descompensada) e mental dos pacientes, aumentam as incapacidades para o trabalho e sobrecarregando a sociedade e o custo social e de saúde. A situação geral pode ser catastrófica em países emergentes, onde esse aumento dos gastos sociais relacionados à doença sob tratamento cirúrgico pode aumentar o risco de empobrecimento nacional à medida que aumenta o custo do tratamento. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço forneceu algumas recomendações e novas sugestões foram feitas para tratar com segurança essas condições cirúrgicas de alto risco potencial.

Conclusão:

As cirurgias para bócio e condições benignas da tireoide podem ser feitas durante a pandemia de Covid-19, se forem seguidos rigorosos protocolos de segurança para o paciente e equipe médica, o que reduz o impacto negativo na economia e na saúde do paciente.

Palavras-chave
Covid-19; Doenças da tireoide; Procedimentos cirúrgicos endócrinos; Saúde pública; Avaliação de resultados; Cuidados de saúde

Highlights

A pandemia de Covid 19 teve impacto negativo no tratamento cirúrgico dos bócios.

Tratamento cirúrgico adiado foi agravado pelo fechamento de leitos hospitalares e má gestão pública.

Com protocolos de segurança, cirurgias para bócio e condições benignas da tireoide ainda podem ser feitas.

Reinício das cirurgias de bócio reduzirá o impacto negativo na economia e na saúde dos pacientes.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br