Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da Covid-19 na prática da cirurgia bucomaxilofacial: uma revisão sistemática Como citar este artigo: Pagotto LE, Santos TS, Pastore GP. Impact of COVID-19 on maxillofacial surgery practice: A systematic review. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:990–8.

Resumo

Objetivos:

Avaliar os possíveis impactos da Covid-19 na prática da cirurgia bucomaxilofacial, bem como os protocolos empregados pelos cirurgiões bucomaxilofaciais para minimizar os riscos de contaminação.

Método:

Foram feitas buscas em diferentes bases de dados até 15 de março de 2021. Foram incluídos artigos relacionados à dinâmica da cirurgia oral no contexto da pandemia de Covid-19. Os artigos foram considerados elegíveis se atendessem aos seguintes critérios de inclusão: estudos observacionais que fornecessem recomendações sobre medidas de cirurgia bucomaxilofacial durante a pandemia de Covid-19 e que analisassem o risco de contaminação de pacientes/profissionais com SARS-CoV-2.

Resultados:

Sete estudos preencheram os critérios de inclusão e foram selecionados para a presente revisão sistemática. As demandas por equipamentos de proteção individual aumentaram significativamente, estudos relataram a escassez de equipamentos fundamentais, como máscaras FFP2/N95. Foram observadas mudanças significativas na infraestrutura das unidades ambulatoriais, cirúrgicas e de internação e nos próprios protocolos assistenciais.

Conclusão:

A pandemia de Covid-19 afetou particularmente a rotina dos residentes de cirurgia bucomaxilofacial. Diversas recomendações adicionais para a prática cirúrgica ou para a equipe cirúrgica foram avaliadas e discutidas, como a feitura de cirurgias prioritariamente de urgência e emergência, atendimento e triagem remota de pacientes, adiamento de cirurgias eletivas e novos métodos de ensino em programas de residência em cirurgia bucomaxilofacial. Além disso, a triagem de pacientes e da equipe cirúrgica para Covid-19 é fortemente recomendada.

Palavras-chave
Covid-19; SARS-CoV-2; Proteção médica; Cirurgia bucomaxilofacial

Destaques

A Covid-19 afetou diretamente a rotina dos profissionais bucomaxilofaciais.

As demandas por equipamentos de proteção individual aumentaram significativamente.

Observou-se uma alta prevalência de ansiedade entre os profissionais durante a pandemia de Covid-19.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br