Acessibilidade / Reportar erro

Crescimento de linhagens de Trichoderma em diferentes fontes nutricionais, empregando o sistema automatizado Bioscreen C.

Trichoderma é um dos gêneros de fungos produtores de metabólitos de interesse industrial. O crescimento destes organismos é conseqüência das fontes nutricionais utilizadas, juntamente com as condições físicas de cultivo. Neste trabalho, o sistema automatizado Bioscreen C foi utilizado para avaliar a influência de diferentes fontes nutricionais sobre o crescimento de linhagens de Trichoderma (T. hamatum, T. harzianum, T. viride e T. longibrachiatum) isoladas do solo da Estação Ecológica da Juréia-Itatins (JIES), São Paulo - Brasil. Os cultivos foram feitos em meios líquidos de cultura contendo diferentes fontes de carbono (2%; w / v) e nitrogênio (1%; w / v) a 28ºC, pH 6,5 e agitados a 150 rpm durante 72 h. Os resultados mostraram, conforme esperado, que a glicose é melhor do que a sacarose como fonte de carbono indutora de crescimento das linhagens de Trichoderma testadas, enquanto que, o extrato de leveduras e a triptona foram boas fontes de nitrogênio indutoras de crescimento para os cultivos de T. hamatum e T. harzianum.

Bioscreen C; crescimento; trichoderma; triptona; extrato de leveduras


Sociedade Brasileira de Microbiologia USP - ICB III - Dep. de Microbiologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia, Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo, SP - Brasil, Ramal USP 7979, Tel. / Fax: (55 11) 3813-9647 ou 3037-7095 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjm@sbmicrobiologia.org.br