Acessibilidade / Reportar erro

Seleção de presas preferenciais por Desmodus rotundus (E. Geoffroy, 1810, Chiroptera, Phyllostomidae) alimentando-se de herbívoros domésticos no município de São Pedro - SP.

A fim de verificar possível seleção de presa preferencial por Desmodus rotundus alimentando-se em herbívoros domésticos no Município de São Pedro (São Paulo, Brasil), foram pesquisados ataques de morcegos hematófagos em propriedades rurais nas quais os herbívoros domésticos estavam sendo criados e foram calculadas as frequências de ataques por D. rotundus no rebanho total e nas diferentes espécies. A análise mostrou que os herbívoros mais frequentemente atacados eram os bovinos e equinos. O teste do qui-quadrado (χ2) com um nível de significância de 5% corroborou a análise comparativa da frequência de ataque em propriedades que possuíam estas duas espécies. Destas duas, os cavalos foram atacados com maior frequência, o que poderia ser um sinal de que D. rotundus apresenta seleção de presas preferenciais ao atacar herbívoros domésticos. Esta evidência também é apoiada pela Teoria do Forrageamento Ótimo, em que a taxa de energia líquida consumida é maior para cavalos do que para o gado. Além disso, propomos que o tegumento mais fino de cavalos (em relação à de bovinos) pode facilitar a mordidas por D. rotundus e, assim, contribuir para a preferência da presa observada.

bovinos; equinos; forrageamento ótimo; morcego hematófago


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br