Acessibilidade / Reportar erro

Uma avaliação baseada em modelo da variabilidade da renda dos agricultores sob mudança climática (estudo de caso: culturas de outono no Irã)

Resumo

O estudo se esforça para analisar as variações potenciais da renda dos agricultores sob a mudança climática usando a abordagem Ricardiana. O estudo de caso foi a província de Mazandaran do Irã e três culturas de outono, ou seja, trigo, cevada e canola foram consideradas como as culturas investigadas. O modelo Long Ashton Research Station Weather Generator (LARS-WG) foi selecionado para reduzir a escala dos dados climáticos. Três variáveis ​​climáticas foram reduzidas para os anos 2020-2080 em três cenários climáticos: otimista (RCP2.6), médio (RCP4.5) e pessimista (RCP8.5). A abordagem ricardiana também foi empregada para prever a economia das mudanças climáticas. Assim, projeta-se que a temperatura média mensal da província tenha uma tendência ascendente em todos os cenários climáticos, no entanto, o padrão de chuvas seria variado. Os resultados dos impactos econômicos das mudanças climáticas também aprovaram que a renda líquida das lavouras investigadas seria de tendências diferentes em cenários de mudanças climáticas. Nesse sentido, as variações da temperatura do ar e da pluviosidade fariam com que a renda líquida aumentasse para o trigo e a cevada, enquanto diminuía para a canola.

Palavras-chave:
mudanças climáticas; agricultura; renda líquida; abordagem Ricardiana

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br