Acessibilidade / Reportar erro

Melhorar os efeitos adversos da salinidade nas plantas de trigo usando os biorresíduos (extrato de casca de romã e/ou composto)

Resumo

As alterações climáticas e o aumento relacionado à frequência de processos climáticos excessivos têm uma forte influência nos processos físicos, químicos e hidrológicos dos solos. Recentemente, os investigadores confirmaram que o uso de tratamentos e recursos biológicos para superar o estresse abiótico é frutífero. Assim, o extrato de casca de romã (PPE), devido à sua alta eficácia e/ou aplicação de composto, poderia melhorar as características do solo, a matéria orgânica do solo e o status de nutrientes. Este efeito pode ser atribuído ao aprimoramento do sistema de defesa antioxidante da planta contra condições de estresse. Este experimento foi realizado para estudar a influência da pulverização de plantas de trigo com extrato de casca de romã (PPE) com e/ou sem composto de solo adicionado sob estresse salino em alguns parâmetros de crescimento e aspectos fisiológicos. Plantas de trigo foram cultivadas na presença ou ausência de composto no solo e pulverizadas foliarmente com EPI (600 e 1200 mg L-1) sob irrigação salina (3000 e 6000 mg L-1). As características de crescimento e rendimento diminuíram com o estresse salino. Altos níveis de PPE (1200 mg L-1) induziram os maiores valores de osmoprotetores (açúcares solúveis totais, proteínas solúveis totais, prolina e aminoácidos livres) em plantas não estressadas ou estressadas por salinidade, na presença ou ausência de composto. O uso de composto no solo para o cultivo de plantas de trigo e tratamentos de pulverização de EPI aumentaram as características de crescimento, pigmentos fotossintéticos e componentes de rendimento. Além disso, esses tratamentos aumentaram o acúmulo de minerais (N, P, K e Ca) nas plantas. Em geral, os resultados dos coeficientes de correlação mostraram uma relação positiva significativa e forte entre as características de rendimento medidas e outros parâmetros testados. A correlação entre peso de 1000 grãos e o peso do grão/espiga (r = 0,94**) foi o mais alto. Enquanto isso, foi registrado um forte coeficiente de correlação negativa entre Na% e todos os parâmetros de rendimento. A adição de composto ao solo e a pulverização de extrato de casca de romã é um método bem-sucedido para aumentar o crescimento e o rendimento do trigo e melhorar o valor nutricional dos grãos produzidos sob estresse salino.

Palavras-chave:
trigo; composto; extrato de casca de romã; solutos compatíveis; rendimento

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br