Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de tratamentos com nanopartículas e estresse salino na estrutura genética e características fisiológicas de Lavandula angustifolia Mill.

Resumo

Lavandula angustifolia Mill. é uma erva aromática da família Lamiaceae, que tem sido amplamente utilizada pelo homem há muitos séculos. No presente estudo, tratamos amostras de L. angustifolia com várias concentrações de nanopartículas de ZnO e Fe2O3 na presença/ausência de estresse salino de NaCl para avaliar a composição de óleos essenciais, estrutura genética, densidade de tricomas glandulares e teores celulares de Zn2+ e Fe2+. Usamos marcadores moleculares Inter Simple Sequence Repeat (ISSR) para investigar os parâmetros de diversidade genética entre as amostras tratadas. Além disso, o óleo essencial hidrodestilado das partes aéreas das amostras foi submetido às análises de GC e GC/MS. SPSS ver. 15, os softwares PAST, PopGene e GenAlex foram empregados para análises estatísticas. As concentrações intracelulares de Fe2+ e Zn2+ diferiram sob várias concentrações de nanopartículas e tratamentos de salinidade, e uma correlação negativa significativa foi observada entre esses elementos. No entanto, o tratamento com nanopartículas aumentou significativamente as concentrações intracelulares de íons de ferro e zinco. Encontramos quatro tipos de tricomas glandulares na superfície da folha das plantas tratadas, e o teste ANOVA revelou uma variação significativa para a maioria deles. Enquanto isso, os tricomas capitados de haste curta foram os mais frequentes na maioria das amostras avaliadas. Os compostos do óleo essencial principal e traço foram os mesmos entre as plantas tratadas, entretanto, seus percentuais variaram entre as amostras. As porcentagens de 1,8-cineol e cânfora diminuíram nas plantas tratadas, o que afeta a qualidade dos óleos essenciais. Os parâmetros de diversidade genética diferiram entre as amostras tratadas. Além disso, o teste AMOVA demonstrou uma variação genética significativa que sua parte substancial pertencia entre as amostras tratadas. Esses achados revelaram que o tratamento de nanopartículas e o estresse salino influenciaram fortemente a diversidade genética, densidade de tricomas, teor de íons ferro e zinco em plantas de lavanda.

Palavras-chave:
óleo essencial; diversidade genética; Lavandula angustifolia; nanopartículas; salinidade

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br