Acessibilidade / Reportar erro

Possíveis efeitos de diferentes tipos de resíduos agrícolas na segurança alimentar e na produção de cogumelos (Pleurotus ostreatus)

Resumo

Uma das novas iniciativas de águas e agricultura ecológica no Peru é incentivar a utilização de resíduos agrícolas, porque a baixa produção agrícola é uma ameaça à segurança alimentar no país. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito dos resíduos da colheita na produção de basidiocarpos do fungo Pleurotus ostreatus, em Acobamba-Huancavelica. O ensaio teve um delineamento inteiramente casualizado, e os tratamentos incluíram T1, restolho de cevada; T2, soqueiras de trigo; T3, restolho de ervilha; T4, restolho de fava; e T5, restolho de quinoa. A pesquisa foi de natureza quantitativa, assumindo a forma de experimento com um nível de design aplicado e explicativo. Os dados registrados foram tabulados e analisados com análise de variância, bem como teste de Tukey (α:0,05), para o qual foi utilizado o software estatístico Infostat. Os resultados são apresentados em tabelas e gráficos para melhor interpretação. Como principais resultados, obteve-se que o tempo (colonização), diâmetro (caule, píleo), comprimento (caule) e peso (basidiocarpos) apresentam diferenças estatísticas entre os tratamentos, mostrando melhora significativa em todos os parâmetros. Apesar da diferença numérica, o teste de comparação de médias de Tukey revelou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as médias para a variável tempo de colonização do fungo, sugerindo que o tratamento T5 em que usou o substrato quinoa, apresentou a maior média. O tratamento T4, no qual foram usadas restolhos de fava, apresentou a média mais baixa. Em conclusão, incrementos em todos os parâmetros foram observados em todos os tratamentos de Pleurotus basidiocarps ostreatus nas condições de Acobamba.

Palavras-chave:
fungo comestível; nutrientes; proteínas; resíduo orgânico; Pleurotus ostreatus

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br