Acessibilidade / Reportar erro

Notas sobre o desenvolvimento biológico do besouro escuro Blaps nefrauensis nefrauensis Seidlitz, 1893 (Coleoptera: Tenebrionidae)

Resumo

Várias espécies endêmicas de Blaps ocorrem na Tunísia, e a espécie Blaps nefrauensis nefrauensis foi relatada em Moulares (zona urbana no centro-oeste da Tunísia), onde vive e se reproduz em jardins domésticos e prédios antigos. O objetivo deste trabalho é estudar o ciclo de vida do besouro escuro, considerando as condições de criação em campo e em laboratório. Como resultado, a espécie de besouro tem diferentes estágios de desenvolvimento (ovo, larva, prepupa, pupa e adulto) que duram cerca de 15 meses. Todos os anos, durante o mesmo período, os adultos emergem (início do verão) e expiram (final do outono), as larvas eclodem (final do verão) e se tornam pupas (início do verão). Existe apenas uma geração por ano. As fêmeas começaram a botar ovos no final de julho. Os ovos eram ovóides, brancos, com cerca de 2,7 mm de comprimento e 1,5 mm de largura. A embriogênese demorou em média nove dias. As larvas de primeiro instar tinham inicialmente apenas 4,5 mm de comprimento e uma cor branca marfim. Foi fornecida uma breve descrição da larva recém-eclodida; assim, as fibras nervosas que inervam as cerdas apicais nas antenas e ligulas foram detectadas. Um exame microscópico de luz posterior do embrião antes da eclosão do ovo mostrou que as sensilas antenais são protegidas durante o estágio de embriogênese.

Palavras-chave:
Blaps nefrauensis nefrauensis; estágios do ciclo de vida; larvas de primeiro instar; antenas larvais; lígula larval

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br