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Estudo da capacidade de inovação das empresas de pesca na crise da pandemia de covid-19

Resumo

Muitos países enfrentaram crises na pandemia de coronavírus em todo o mundo. Por meio do surto dessa doença no Irã, planos preventivos foram implementados para quebrar a cadeia de infecção da doença. Essas medidas no setor econômico afetaram a oferta, a produção e a demanda e, em certa medida, levaram ao fechamento parcial ou total de alguns negócios e serviços. Nesse contexto, parece que medidas de infraestrutura inovadoras e com “capacidade de inovação” podem ser uma estratégia para moderar e otimizar a situação nesta crise. Este estudo tenta desenhar conceitos do modelo de capacidade de inovação das empresas de pesca no contexto da crise da pandemia de COVID-19. Após a coleta dos dados, eles foram analisados ​​por meio dos softwares SPSS e PLS SMART e realizados em duas partes: estatística descritiva e estatística analítica ou inferencial. Um novo modelo de pesquisa é apresentado para examinar o impacto de fatores como gestão da inovação, capital social, cultural, humano e organizacional, estratégias de crise, ações governamentais em situações de crise e estratégias de marketing em situações de crise, bem como reconhecimento e aplicação de vantagens de marketing em situações de crise, que oferece uma reanálise da capacidade de inovação. De acordo com os resultados, entre as variáveis ​​que desempenharam um papel significativo no nível de capacidade de inovação em condições epidêmicas, a gestão da inovação (p > 0,000; β = 0,593) e o reconhecimento e aplicação de vantagens de marketing (p > 0,049; β = 0,209) foram as variáveis ​​independentes mais significativas que afetaram a capacidade de inovação, o que explicou suas variações.

Palavras-chave:
pandemia de covid-19; empresas de pesca; capacidades de inovação; modelo PLS inteligente

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