Acessibilidade / Reportar erro

Chemical analysis of mineral trioxide agregate mixed with hyaluronic acids as an accelerant

Resumo

O agregado de trióxido mineral (MTA) tem muitas aplicações clínicas em odontologia, mas a principal desvantagem é a longa presa. O objetivo principal é investigar e comparar o efeito químico do uso de dois hidrogéis de ácido hialurônico (HA) disponíveis comercialmente em vez de água destilada para misturar o MTA como um acelerador do tempo de presa.

Materiais e método:

Os materiais de teste foram divididos em três grupos: Grupo 1: (controle) misturando o MTA com água destilada fornecida pelo fabricante; Grupo 2: misturando o MTA com um complexo cooperativo híbrido de HA de alto e baixo peso molecular (Profhilo®); Grupo 3: misturando o MTA com HA de alto peso molecular/não reticulado (Jalupro®). Foram determinados o tempo de mistura e o tempo de presa (inicial e final), a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier, a espectroscopia de raios X com dispersão de energia, a microscopia eletrônica de varredura com emissão de campo e a difração de raios X.

Resultados:

o tempo de mistura, o tempo de presa inicial e final dos grupos (MTA + HA) foram significativamente diferentes e menores em comparação com o grupo de controle (p < 0,05). Esse estudo revelou maior expressão de silicato de cálcio hidratado e expressão de hidróxido de cálcio com maior liberação de Ca no grupo MTA + HA do que no grupo de controle.

Conclusão:

a HA disponível comercialmente demonstrou melhores propriedades químicas quando usada como meio de mistura para o MTA. O tempo de mistura e de presa do grupo MTA + HA foi significativamente menor do que o do grupo de controle. Portanto, a HA disponível comercialmente pode ser usada como meio de mistura para o MTA.

Fundação Odontológica de Ribeirão Preto Av. do Café, S/N, 14040-904 Ribeirão Preto SP Brasil, Tel.: (55 16) 3602-3982, Fax: (55 16) 3633-0999 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: bdj@forp.usp.br