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Innovative method to assess maxillary arch morphology in oral cleft: 3d-3d superimposition technique

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o crescimento e desenvolvimento maxilar de crianças com fissuras orais por meio de um método inovador da técnica de sobreposição 3D-3D. Participaram do estudo crianças com fissura unilateral completa de lábio (FL) e fissura unilateral de lábio e palato (FLP). As moldagens dos arcos dentários foram realizadas 1 dia antes e 1 ano após o reparo cirúrgico labial. Um scanner a laser 3D digitalizou os modelos dentários e o software do sistema de estereofotogrametria analisou as sobreposições 3D-3D em dois grupos correspondentes (mesmo indivíduo, FL e FLP) e um grupo não-correspondente (indivíduos diferentes). As diferenças foram avaliadas pelo Root Mean Square (RMS) e expressas em milímetros (mm). O teste de Kruskal-Wallis seguido do teste post-hoc de Dunn e teste de MannWhitney foram avaliados para comparar os grupos (α=5%). RMS foi de 1.34 mm (± 0.37) no grupo FL, 1.41 mm (± 0.32) no grupo FLP e 3.38 mm (± 1.28) no grupo não-correspondente. RMS foi significativamente maior no grupo não-correspondente (p <0.0001). Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os gêneros. A técnica de sobreposição 3D-3D evidenciou o desenvolvimento da maxila após a cirurgia labial na região anterior do palato. Assim, sugere-se que a amplitude da fenda e a proporção dos segmentos palatinos influenciam na heterogeneidade morfológica e, consequentemente, no desenvolvimento e crescimento maxilar de crianças com fissura orofacial

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