Consumo consciente (CC) |
Adaptado de Straughan e Roberts (1999Straughan, RD, & Roberts, JA (1999). Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, 16(6), 558-575. doi: 10.1108/07363769910297506 https://doi.org/10.1108/0736376991029750...
) e Grohmann et al. (2012Grohmann, MZ, Battistella, LF, Velter, NA, & Casasola, F (2012). Comportamento Ecologicamente Consciente do Consumidor: Adaptação da Escala ECCB para o Contexto Brasileiro. RGSA - Revista de Gestão Social e Ambiental, 6 (1), 102-116. doi: https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i1.321 https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i1.321...
) |
Dimensão reciclagem |
|
|
|
Eu procuro comprar produtos de moda feitos com material sustentável. |
CC_DR1 |
|
|
Eu tento comprar apenas produtos de moda que podem ser reciclados. |
CC_DR2 |
|
|
Sempre que possível, eu compro produtos de moda feitos com material reciclado. |
CC_DR3 |
|
|
Eu evito comprar produtos de moda com embalagens que não são biodegradáveis. |
CC_DR4 |
|
|
Eu evito comprar produtos de moda que possuem grande quantidade de embalagens. |
CC_DR5 |
|
|
Quando possível, eu sempre escolho produtos de moda que causam menor poluição. |
CC_DR6 |
|
|
Eu sempre faço um esforço para reduzir o uso de produtos de moda feitos de recursos naturais escassos. |
CC_DR7 |
|
|
Eu não compro produtos de moda que prejudicam o meio ambiente. |
CC_DR8 |
|
|
Dimensão mudança de Hábito |
|
|
|
Quando eu tenho que escolher entre dois produtos de moda iguais, eu sempre escolho o que é menos prejudicial às outras pessoas e ao meio ambiente. |
CC_DMH1 |
|
|
Eu já convenci amigos ou parentes a não comprar produtos de moda que prejudicam o meio ambiente. |
CC_DMH2 |
|
|
Quando eu conheço os possíveis danos que um produto de moda pode causar ao meio ambiente, eu não compro este produto. |
CC_DMH3 |
|
|
Eu não compro produtos de moda que podem causar a extinção de algumas espécies animais e vegetais |
CC_DMH4 |
|
|
Eu já troquei ou deixei de usar produtos de moda por razões ecológicas |
CC_DMH5 |
|
|
Eu não compro produtos de moda fabricados ou vendidos por empresas que prejudicam ou desrespeitam o meio ambiente. |
CC_DMH6 |
Consumo de produtos verdes (CPV) |
Adaptado de Chan (2001Chan, RYK (2001). Determinants of Chinese consumers’ green purchase behaviour. Psychology and Marketing, 18(4), 389-413. doi: https://doi.org/10.1002/mar.1013 https://doi.org/10.1002/mar.1013...
) |
Eu aprovo a ideia de comprar produtos de moda verdes. |
CPV01 |
|
|
Comprar produtos de moda verdes é uma boa ideia. |
CPV02 |
|
|
Eu tenho uma atitude favorável para comprar uma versão verde de um produto de moda. |
CPV03 |
Percepção das ações de responsabilidade social (PARS) |
Adaptado de Maigan (2001Maigan, I (2001). Consumers’ Perceptions of Corporate Social Responsibilities: A Cross-Cultural Comparison. Journal of Business Ethics, 30 (1), 57-72. doi: https://doi.org/10.1023/A:1006433928640 https://doi.org/10.1023/A:1006433928640...
) |
Eu pagaria mais para comprar produtos de moda de uma empresa socialmente responsável. |
PARS01 |
|
|
Eu considero a reputação ética das empresas quando compro. |
PARS02 |
|
|
Evito comprar produtos de moda de empresas que tenham se envolvido em ações imorais. |
PARS03 |
|
|
Eu pagaria mais para comprar os produtos de moda de uma empresa que mostra o cuidado com o bem-estar de nossa sociedade. |
PARS04 |
|
|
Se o preço e a qualidade de dois produtos de moda forem o mesmo, eu compraria da empresa que tem uma reputação socialmente responsável. |
PARS05 |
Sensibilidade a Preço (SP) |
Adaptado de Vieira e Matos (2012Vieira, VA, & Matos, CA (2012). A influência da apresentação do preço sobre as avaliações dos clientes. Revista de Administração Contemporânea, 16 (4), 544-565. doi: https://doi.org/10.1590/S1415-65552012000400004 https://doi.org/10.1590/S1415-6555201200...
) |
O elemento que mais influencia minha decisão de compra de moda é o preço. |
SP01 |
|
|
A percepção de um preço justo é um elemento importante para a minha decisão de compra de produtos de moda. |
SP02 |
|
|
Ao comprar um produto de moda, analiso o custo-benefício da compra. |
SP03 |
|
|
O preço do produto de moda com desconto é um fator decisivo para a minha compra. |
SP04 |