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Consumo Consciente de Moda e a Percepção do Consumidor: Estudo no Arranjo Produtivo Local de Confecções de Pernambuco

RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre percepção de ações de responsabilidade social empresarial (PARS) e compra de produtos verdes (CPV) sobre a sensibilidade a preço(SP) e a influência desses construtos sobre o consumo consciente (CC). Para tanto, uma pesquisa quantitativa descritiva foi realizada com consumidores de moda do Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano e os dados analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. Foi identificado que a CPV tem influência sobre a SP e uma relação negativa com o CC. Já a PARS tem influência positiva sobre o CC, mas não sobre a SP, e a relação entre SP e CC não se mostrou significativa. Esses resultados demonstram que o aspecto social tem maior predominância sobre o CC e que preço parece não ser uma barreira para a consciência do consumidor quanto ao consumo de produtos de moda. Este estudo inova ao trazer para debate a relação entre construtos relevantes, mas que tem sido investigado em separado no campo do consumo.

PALAVRAS-CHAVE
Consumo Consciente de Moda; Sensibilidade a Preço; Produtos Verdes; Responsabilidade Social Empresarial; APL de confecções

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