Acessibilidade / Reportar erro
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2018
  • Correlacionando textos em diferentes perspectivas teóricas Editorial

    Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz; Lopes-Dugnani, Bruna; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de
  • O consumo, o estilo e o precário na poesia de Manoel de Barros Artigos

    Carrascoza, João Anzanello

    Resumo em Português:

    RESUMO A fortuna crítica do poeta matogrossense Manoel de Barros é de largo espectro, mas, não obstante as numerosas abordagens de sua obra pelos estudiosos do campo literário, falta, ao nosso ver, investigar, ainda que brevemente, a relevância de sua estratégia discursiva, a partir das relações de seu universo poético com o fenômeno do consumo. Abordamos, assim, características de sua estilística que, ao explorar reiteradamente certos elementos como o tema do mundo natural, em especial a sua ênfase nas coisas e seres “precários”, as inversões linguísticas (que desafiam a gramática normativa), entre outros, resulta numa marca diferenciadora, que se afasta, para se impor, dos rumos seguidos pelo cânone poético hegemônico. Para essa discussão, mobilizamos conceitos da teoria literária, da interface comunicação e consumo e de preceitos de Análise de Discurso de linha francesa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The criticism dedicated to the poet from the Brazilian State of Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul Manoel de Barros is wide-ranging, but in spite of the many approaches to his work, undertaken by the specialists of the literary field, according to us, it is still necessary to investigate, although briefly, the relevance of his discursive strategy, on the basis of the relationships between his poetical universe and the phenomenon of consumption. Thus we approach some characteristics of his stylistics, above all the reiterated exploitation of certain elements of the natural world (specially its emphasis on the “precarious” things and beings) and the linguistic inversions (which defy normative grammar), responsible for the “differentiating mark” of his work, which, in order to impose itself, deliberately moves away from the hegemonic path. In this discussion, we mobilise concepts of literary theory, of the interface between communication and consumption and of the precepts of the French Discourse Analysis.
  • Os estilos de pensamento em Os heraldos negros, de César Vallejo Artigos

    Fernández-Cozman, Camilo Rubén

    Resumo em Português:

    RESUMO Os heraldos negros é a primeira coletânea de poemas de César Vallejo na qual se percebe uma luta entre três estilos de pensamento: o separativo, o distintivo e o confusivo. O autor se apoia na Retórica Geral Textual e na tipologia estilística proposta por Giovanni Bottiroli para analisar dois dos poemas de Vallejo, tomando como base o funcionamento das figuras retóricas e na temática fundamental destes dois textos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los heraldos negros es el primer poemario de César Vallejo donde se observa la lucha entre los tres estilos de pensamiento: el separativo, el distintivo y el confusivo. El autor se sustenta en la Retórica General Textual y en la tipología estilística planteada por Giovanni Bottiroli para analizar dos poemas de Vallejo sobre la base del funcionamiento de las figuras retóricas y de la temática fundamental en dichos textos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Los Heraldos Negros is the first poem collection of César Vallejo in which the struggle between the three styles of thought, namely, the separative, the distinctive, and the confusive, is observed. The author is based on General Textual Rhetoric and the stylistic typology proposed by Giovanni Bottiroli to analyze two poems of Vallejo on the basis of the functioning of rhetorical figures and the fundamental theme in these texts.
  • Trabalho docente em cursos livres de idiomas: discurso direto e a voz da hierarquia Artigos

    Freitas, Luciana Maria Almeida de; Souza, Carlos Fabiano de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo procura focalizar um aspecto da atividade do professor que atua em cursos livres de idiomas. Traz uma análise de falas de docentes sobre o seu trabalho, produzidas pelo dispositivo entrevista; mais especificamente, tematiza o processo de seleção e o treinamento que antecederam a sua contratação. As ciências da linguagem sob a perspectiva do método sociológico, tal como desenvolvido por Mikhail Bakhtin e o Círculo, serão o marco teórico da investigação, assim como a abordagem ergológica da atividade. Com relação aos recursos linguístico-discursivos empregados pelos professores nas entrevistas, é possível observar, nos fragmentos analisados neste artigo, a presença constante do discurso citado, especialmente as ocorrências de discurso direto, por meio do qual se constrói um efeito de sentido de autenticidade e se marcam as fronteiras com relação à voz da hierarquia. Ademais, a percepção autoritária da palavra alheia, seu nível de segurança ideológica e de dogmatismo também explicam o recurso ao discurso direto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims at focusing on an aspect of the activity of the teacher who works at private language schools. It presents an analysis of teachers’ speeches about their work. These speeches were produced during an interview, which was conceived and applied as a research instrument to generate data. More specifically, our analysis covers the process of their selection and training, which took place before their hiring. The theoretical framework of the investigation are the language sciences from the perspective of the sociological method, as developed by Mikhail Bakhtin and the Circle, and the ergological approach of the activity. In relation to the linguistic-discursive resources used by the teachers during the interviews, it is possible to observe, in the excerpts analyzed in this paper, the constant presence of reported speech, and especially the occurrences of quotations in direct speech, through which an effect of sense of authenticity is produced and the boundaries with respect to the voice of hierarchy are marked. Furthermore, the authoritarian reception of the alien word, the degree of its ideological assurance and also dogmatism explain the use of direct speech.
  • A vanguarda florentina de Lacerba e Portugal Futurista: afinidades e divergências Artigos

    Gori, Barbara

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo é evidenciar os elementos do futurismo italiano, em particular do futurismo florentino da revista Lacerba, encontrados, mutatis mutandis, em Portugal Futurista, que se pode considerar o manifesto propagandista mais completo do futurismo em Portugal. A revista portuguesa denota claramente um conhecimento profundo, por parte dos portugueses, do futurismo italiano, visto que os textos de Portugal Futurista foram realizados, em boa parte, por extrapolação e reelaboração de conteúdos desenvolvidos sobretudo na revista Lacerba e, a partir dela, já divulgados e conhecidos em todos os grandes países europeus.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to highlight the features of the Italian Futurism, especially the Florentine Futurism of the Italian literary magazine Lacerba, that are found, mutatis mutandis, in Portugal Futurista, considered the most complete propagandist manifesto of Futurism in Portugal. The Portuguese magazine clearly shows that the Portuguese had a deep knowledge of Italian Futurism texts, as the texts of Portugal Futurista were written in large part through the extrapolation and re-elaboration of contents developed in and from Lacerba, already divulged in all the major European countries.
  • Ethos e pathos no discurso do Ministro-Relator do Supremo Tribunal Federal Artigos

    Pistori, Maria Helena Cruz

    Resumo em Português:

    RESUMO É próprio da sociedade de Direito - democrática e pluralista - os inúmeros confrontos de opinião que, muitas vezes, suscitam polêmicas acirradas. A promulgação da lei da Biossegurança, em 2005, foi seguida de um vasto debate acerca de sua constitucionalidade, especialmente em relação à liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias. Em 2008, respondendo a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3510), ajuizada pelo procurador-geral da República, o Supremo Tribunal Federal considerou a Lei constitucional, mantendo a posição inicial. Guiando tal decisão, o voto do relator, precedido do relatório processual, expõe amplamente a polêmica encetada. Visando à compreensão do desenvolvimento da argumentação na área jurídica, este trabalho tem como objetivo mostrar como a esfera ideológica do Direito reflete e refrata esse embate discursiva e linguisticamente. Metodológica e teoricamente, utilizaremos a análise dialógica do discurso, de inspiração na obra de Bakhtin e o Círculo, aliada a noções retóricas de ethos e pathos, na compreensão, análise e interpretação deste texto - o voto do relator Ministro Carlos Ayres Britto. Constatamos que, embora o debate jurídico busque de preferência o consenso, nem sempre isso ocorre - e não ocorreu, tanto no STF como na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In a democratic and pluralistic lawful society, countless clashes of opinion often give rise to heated polemics. In Brazil, the promulgation of the Biosecurity Act 2005 was followed by a wide debate about its constitutionality, especially in relation to the permission to use embryonic stem cell for research. In 2008 the Federal Supreme Court (FSC), responding to a Direct Action of Unconstitutionality (ADI 3510), filed by the Prosecutor General of Brazil, found it constitutional and maintained their initial position. This decision was guided by the Rapporteur’s vote, which was preceded by a procedural report and widely presents the polemic generated by this Act. Aimimg to understand the development of the legal argumentation, this study is intended to show how the ideological sphere of law reflects and refracts this clash of opinions discursively and linguistically. In order to comprehend, analyze and interpret this text, - i.e. the vote of the rapporteur, Justice Carlos Ayres Britto, we are theoretically and methodologically grounded in the dialogical discourse analysis, which is inspired in the works of Bakhtin and the Circle, and also in the rhetoric notions of ethos and pathos. We observed that, although the legal discourse preferably seeks a consensus, it is not what always occurs. In the particular case of this article, a consensus was not reached either in the FSC or in society in general.
  • Produção discursiva de espaços-tempos em relatos de professores: sentidos reorientadores de formação Artigos

    Ribeiro, Nilsa Brito

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é analisar, em relatos escritos de professores em formação, como as trajetórias de vida destes sujeitos se atualizam em seus discursos, através de referências a coordenadas espaço-temporais. As relações espaço-temporais inscritas nos relatos são apreendidas, nas análises, como dimensões históricas orientadoras de representações que esses sujeitos constroem de sua posição no mundo. Em se tratando de professores participantes de uma particular história de migração para uma região brasileira ainda marcada por processos de negação de direitos, suas práticas discursivas trazem índices desta trajetória e elas devem constituir bases para os próprios processos formativos, uma vez que nelas se forjam modos de constituir-se professor, de assumir a profissão, de desenvolver novos processos formativos. Os relatos apontam para cronotopos que indiciam a relação entre as experiências e a memória regida pela força das condições históricas, ao mesmo tempo que oferecem contornos de produção de identidades e de subjetividades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze, in written accounts of training teachers, how these subjects’ life trajectories are actualized in their discourses through references to time-space coordinates. The time-space relations inscribed in the accounts are apprehended, in the analyses, as historical dimensions that direct the representations that these subjects construct from their position in the world. In relation to the teachers who are part of a specific story of migration to a region in Brazil that is still marked by processes of denial of rights, their discursive practices convey indices of this trajectory and should become the basis for the training processes per se, as modes of becoming teachers, teaching, and developing new training processes are forged in those practices. The accounts point to chronotopes that denounce the relationship between the experiences and memory that are ruled by the force of historical conditions and concomitantly provide outlines for the production of identities and subjectivities.
  • Dimensões de consciência possíveis na pesquisa e na escrita narrativa sobre si - uma perspectiva bakhtiniana Artigos

    Simas, Vanessa França; Prado, Guilherme do Val Toledo; Domingo, Jesús

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo problematiza a escrita narrativa e a pesquisa narrativa como meios potentes para tomadas de consciência e para o autodesenvolvimento profissional. Para isso, apresenta movimentos possíveis em uma pesquisa narrativa na qual a pesquisadora investigou a própria prática, questionando-se como se constituíra professora no início da docência. Os diferentes lugares em que se colocava - de professora iniciante, professora-pesquisadora e pesquisadora - ao ser professora e pesquisar a própria prática de ensino lhe possibilitavam diferentes dimensões de consciência. Essas dimensões eram possíveis, pois, ao escrever reflexivamente sobre o trabalho e a pesquisa, produzindo acabamentos provisórios, a professora e pesquisadora se colocava em um lugar exotópico e ampliava as interações verbais, desse lugar e com outros interlocutores, enxergando o que antes não fora possível alcançar. A partir das percepções possíveis, construía novas memórias de futuro que lhe faziam reorganizar a prática em prol de seu desenvolvimento profissional e do aprendizado dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses narrative writing and narrative inquiry as powerful resources for gaining awareness and for professional self-development. To this end, it presents possible movements in a narrative inquiry in which the researcher investigated her own teaching practice, on the basis of questions regarding how she became a teacher. The distinct places where she placed herself - beginning teacher, teacher-researcher and researcher - as a teacher who was investigating her own practice, made her aware of the distinct dimensions of these roles. Such dimensions were possible because, while writing reflexively about her work and inquiry - which led to provisional finalizations -, the teacher-researcher was placing herself at an exotopical place and expanded the verbal interactions from this place and with other interlocutors, thus acquiring a far-reaching vision that was not possible before. Drawing on possible perceptions thereof, she built memories of the future that would make her reorganize the practice on behalf of her professional development and of her pupils’ learning process.
  • MAGALHÃES, I; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2017. 260 p. Resenhas

    Argenta, Júlia Salvador
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com