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Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 9, Número: 1, Publicado: 2014
  • Editorial

    Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz
  • Discurso, argumentação e cenografia em "iconotextos" Artigos

    Baronas, Roberto Leiser; Cox, Maria Inês Pagliarini

    Resumo em Português:

    Este artigo, alinhado com a tendência enunciativa dos estudos discursivos, recorre à noção tricotômica de cenas de enunciação, com ênfase na cenografia (MAINGUENEAU, 1998; 2006; 2008; 2013), para ler um conjunto de três "iconotextos"¹, dados a circular no suporte outdoors em 2009, na cidade de Cuiabá. Expostos nas principais avenidas cuiabanas, os "iconotextos" evocam o legado político de Dante de Oliveira. Realizando uma análise cenográfica, baseada no exame da materialidade verbal e icônica dos textos, o estudo identifica uma sobreposição de enunciadores - o Instituto Dante de Oliveira, o político Dante de Oliveira e o PSDB, esse último simbolizado cromaticamente. Além dos enunciadores, o exame cenográfico dos três iconotextos indicia também a topografia e a cronografia ativadas na narrativa do acontecimento discursivo Dante de Oliveira. O estudo mostra, ainda, a pertinência e a produtividade epistemológica de se colocar a cenografia como ferramenta discursiva que busca dar conta de aspectos importantes da análise da comunicação política.

    Resumo em Inglês:

    This article, in line with the enunciative trend of discursive studies, makes use of the trichotomic notion of enunciation scenes, emphasizing scenography (MAINGUENEAU, 1998; 2006; 2008; 2013) in order to read a set of three "iconotexts," circulating on billboards in 2009 in the city of Cuiabá. Exhibited on the main avenues of Cuiabá, the "iconotexts" alluded to Dante de Oliveira's political legacy. Performing a scenographic analysis, based on the examination of the verbal and iconic materiality of the texts, this study identifies an overlapping of enunciators - the Dante de Oliveira Institute, the politician Dante de Oliveira, and the PSDB, the latter being chromatically symbolized. Besides the enunciators, the scenographic analysis of the three iconotexts also indicates the topography and the chronography activated in the narrative of the discursive event Dante de Oliveira. The study shows the epistemological relevance of placing scenography at the center of the analysis of political communication.
  • O conceito de justiça: argumentação e dialogismo Artigos

    Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Guaranha, Manoel Francisco

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma reflexão procurando situar os conceitos de justiça e de argumentação na abordagem de Perelman em diálogo com as teorias do Círculo de Bakhtin. Para tanto, aborda o conceito de justiça; trata do conceito de argumentação procurando situar o seu campo e destacar como esse conceito respalda o de justiça; destaca o caráter ético e dialógico da argumentação jurídica estabelecendo conexões entre as ideias de Perelman e os princípios dialógicos da linguagem; e, finalmente, procura mostrar como diferentes vozes se interseccionam no embate argumentativo por meio da análise de dois fragmentos de discurso jurídico.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a reflection attempting to situate the concepts of justice and argumentation in Perelman's approach in dialogue with the Bakhtin Circle's theories. For this purpose, it analyses the concept of justice, deals with the concept of argumentation in order to situate its field and to emphasize how it supports the concept of justice, highlights the ethical and dialogical aspects of legal argumentation, establishing connections between Perelman's ideas and dialogic principles of language, and, finally, attempts to show how different voices intersect in the argumentative confrontation through the analysis of two excerpts of legal discourses.
  • Elementos argumentativos da carnavalização bakhtiniana na iconografia do heavy metal Artigos

    Fiore, Adriano Alves; Contani, Miguel Luiz

    Resumo em Português:

    O chamado rock pesado, sobretudo o gênero heavy metal utiliza, em larga escala, uma iconografia considerada hostil, abusiva, infesta e agressiva na apresentação visual de seus produtos. A presença do grotesco no vasto universo ilustrativo de capas de LPs, CDs e DVDs disponíveis no mercado fonográfico funciona como argumento para evidenciar a quebra de regras e a provocação, atributos naturais do inconformismo e da rebeldia próprios de seu discurso. Este estudo tem o objetivo buscar uma compreensão mais profunda do uso dessa iconografia forte e agressora ao examinar o grotesco, elemento de substancial importância no conceito bakhtiniano de carnavalização, juntamente com o processo polifônico-dialógico, aqui transportados de seu caráter originalmente literário para o semântico-argumentativo da leitura de imagens.

    Resumo em Inglês:

    Within 'hard rock', especially the heavy metal genre, marketed products employ an iconography that could be considered hostile, abusive and aggressive. The presence of the grotesque in the vast majority of LP, CD and DVD cover art indicates that rule-breaking and provocation are natural attributes of the nonconformity and rebelliousness, typical of its discourse. This study is intended to search for a deeper understanding of the use of such strong and aggressive iconography by examining the grotesque as essential to the Bakhtinian concept of carnivalization, in conjunction with the polyphonic and dialogical processes, shifted here from their original literary character to the argumentative semantics of image reading.
  • Argumentação e discurso Artigos

    Fiorin, José Luiz

    Resumo em Português:

    Depois de mostrar que os estudos de argumentação que se difundiram na linguística moderna a partir da pragmática de Ducrot e Anscombre não se integram nos estudos de discurso, pois a argumentação nesses autores é um fato de língua e não de discurso, este text¹ pretende mostrar como podem as teorias do discurso trabalhar com a questão da argumentação. Elas não se podem limitar à microanálise linguística proposta pela pragmática integrada, embora, eventualmente, possam servir-se dela. Elas devem revisitar a tradição clássica. Se a retórica estudou, de um lado, a construção discursiva dos argumentos e, de outro, a dimensão antifônica dos discursos, as teorias do discurso devem herdar a retórica, ou seja, lê-la à luz dos problemas teóricos enunciados na atualidade. Herdar a retórica significa, pois, de uma parte, levando em consideração séculos de estudos já realizados, descrever, com as bases dos estudos discursivos atuais, os procedimentos discursivos que possibilitam ao enunciador produzir efeitos de sentido que permitem fazer o enunciatário crer naquilo que foi dito; de outra, analisar o modo de funcionamento real da argumentatividade, ou seja, o dialogismo presente na argumentação.

    Resumo em Inglês:

    After demonstrating that studies of argumentation, which spread throughout modern linguistics from Ducrot and Anscombre's pragmatics, do not align with discourse studies because, for these authors, argumentation is a fact of langue and not a discursive fact, this text aims to show how discursive theories can work with the issue of argumentation. They cannot be restricted to linguistic microanalysis as adopted by integrated pragmatics, although eventually they can make use of it. They should revisit the classical tradition. If, on the one hand, the rhetoric studied the discursive construction of arguments and on the other studied the antiphonic dimension of discourses, the discursive theories should inherit from the rhetoric work; that is, they should read it in the light of the theoretical issues expressed today. To inherit from rhetoric work means, therefore, taking into account centuries of previous studies, to describe according to current discursive studies the discursive mechanisms which enable the speaker to produce meaning effects that make the audience believe what is said; it also means to analyze the actual operational mode of argumentation, i.e., the dialogism in argumentation.
  • Argumentação e discurso sobre Lei Maria da Penha em acórdãos do STJ Artigos

    Freitas, Lúcia Gonçalves

    Resumo em Português:

    Neste artigo, usamos a Análise de Discurso Crítica (ADC) como abordagem teórico-metodológica para analisar argumentos de ministros e ministras do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em um acórdão que afetou o entendimento jurisprudencial brasileiro sobre a Lei Maria da Penha. O principal objetivo neste trabalho é analisar como a Justiça constrói argumentos relativos à violência contra as mulheres em um órgão público notório, como o STJ, que é popularmente conhecido como "Tribunal da Cidadania" por, supostamente, garantir o exercício de vários direitos para a população brasileira. Também buscamos trazer a público diálogos conflitantes, ideologias e jogos de poder inerentes à decisão em análise.

    Resumo em Inglês:

    This study employs Critical Discourse Analysis (CDA) as thetheoretical framework to analyze the arguments used by the Superior Court of Justice ("the Superior Court") in decisions related to the Maria da Penha Act, which had significant impact on Brazilian case law. The author's main objective is to discuss how Brazilian Justices construct legal arguments about violence against women in such an important public institution as the Superior Court, popularly known as the "Citizenship Court." The paper also aims to expose conflicting dialogues, ideologies, and power games that are inherent in these decisions.
  • O encadeamento argumentativo como doador de sentido na análise dialógica do discurso e na semântica argumentativa Artigos

    Graeff, Telisa Furlanetto; Timmermann, Rafael de Souza

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo comparar a construção dos sentidos dos enunciados com base em ideias de Discourse in Life and Discourse in Art de Voloshinov (2012), e na teoria da Argumentação na Língua de Ducrot e Anscombre (1983), mais especificamente, na sua versão técnica atual - a Teoria dos Blocos Semânticos - proposta por Carel (1995) e desenvolvida hoje juntamente com Ducrot. Trata-se, na análise dialógica, de buscar a senha necessária para a compreensão do enunciado e, na análise argumentativa, de seguir a orientação argumentativa das entidades linguísticas, que indicam continuações possíveis, interditando outras. Nos dois casos, o enunciado pode ser respondido, quando constitui um encadeamento argumentativo, comparado por Voloshinov a um entimema cuja premissa principal foi explicitada, e entendido por Ducrot e Carel como dois predicados unidos por donc ou por pourtant, entre os quais se estabelece uma interdependência semântica que cria um sentido único, representação discursiva da realidade.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to discuss the construction of the utterances' meanings based on the ideas of Discourse in Life and Discourse in art, by Voloshinov (2012) and on the Theory of Argumentation Within Language, by Ducrot and Anscombre (1983), more specifically, its current technical version - the Theory of the Semantic Blocks - proposed by Carel (1995) and developed along with Ducrot today. It is, in the dialogical analysis, a matter of seeking the necessary password to the understanding of the utterance and, in the argumentative analysis, to follow the argumentative orientation of the linguistic entities, which indicate possible continuations, banning others. In both cases, the utterance can be answered when it constitutes an argumentative sequence, which was compared by Voloshinov to an enthymeme whose main premise was exposed and understood by Ducrot and Carel as two predicates put together by donc or pourtant, among which a semantic interdependency that creates a singular meaning, reality's discursive representation is established.
  • A ironia como estratégia comunicativa e argumentativa Artigos

    Machado, Ida Lucia

    Resumo em Português:

    Neste artigo, tomando por base dados vindos da teoria polifônica de Bakhtin (1970a, 1970b) e também alguns conceitos que Ducrot (1984) elaborou a partir desta, procuramos mostrar no âmbito de uma teoria de análise do discurso - no caso, a Semiolinguística de Charaudeau (1983, 1992, 2008) - alguns dos procedimentos que levam à construção da ironia, tendo em vista que, para nós, este fenômeno linguageiro aparece como um meio de comunicação suscetível de criar estratégias argumentativas, ainda que estas se apresentem de forma não-convencional. Para ilustrar o que foi dito, tomamos como base de reflexão excertos do livro de memórias ou da narrativa de vida de um artista francês cujo modo de escrever poderia se enquadrar na categoria dos escritos carnavalescos, segundo Bakhtin (1970b).

    Resumo em Inglês:

    This article draws upon the polyphonic theory of Bakhtin (1970a, 1970b) as well as certain concepts utilized by Ducrot (1984), showing, in the field of a theory of discourse analysis - in this case, Charaudeau's semiolinguistics (1983, 1992, 2008) - some procedures which lead to the construction of irony. The study takes into account that this linguistic phenomenon appears as a means of communication susceptible to the creation of argumentative strategies even if the latter are not presented in a non-conventional way. To illustrate this, the study uses, as a basis for reflection, excerpts from the memoirs or life narrative of a French artist whose form of writing, according to Bakhtin (1970b), may fall into the category of Carnival literature.
  • A dinâmica discursiva na formação de professores: discurso autoritário ou internamente persuasivo? Artigos

    Magalhães, Maria Cecília Camargo; Ninin, Maria Otilia Guimarães; Lessa, Ângela Brambilla Cavenaghi Themudo

    Resumo em Português:

    Este artigo, apoiado na perspectiva teórica sócio-histórico-cultural, discute a atividade na qual sujeitos se envolvem como constitutiva dos papeis sociais que exercem. Objetiva desencadear discussão acerca da dinâmica discursiva em contextos de formação crítico-colaborativa de professores, focalizando os discursos de autoridade e internamente persuasivo (BAKHTIN, 2010) e sua coocorrência nas situações de negociação de significados. Tal distinção constitui-se relevante por permitir compreender diferentes enunciados argumentativos ou não, proferidos por educadores em formação, que se proximam ou se distanciam daqueles proferidos por seus formadores ou por vozes teóricas isoladas da prática, indicando possibilidades de criação ou diminuição da expansão dialógica. A partir da ênfase no discurso internamente persuasivo, procura-se destacar o papel crítico-colaborativo da argumentação na formação de educadores. Exemplos selecionados de um corpus de pesquisa coletado em escola pública de São Paulo subsidiará a discussão, por sua vez, apoiada em Bakhtin (2010) e Vygotsky (1998; 2001).

    Resumo em Inglês:

    This article, based on the socio-cultural-historical theoretical perspective, discusses the activity in which individuals engage as constitutive of the social roles they occupy. It aims to trigger discussion of discursive dynamics in the context of critical-collaborative teacher education, focusing on internally persuasive and authoritative discourse (BakhtiN, 1981) and their co-occurrence in situations of negotiation of meanings. This distinction is relevant because it is possible to understand different argumentative enunciations or not, conducted by educators in training, which approach or distance themselves from those cast by their trainers or isolated voices of theoretical practice, indicating possibilities of creation or reduction of dialogic expansion. From the emphasis on internally persuasive discourse, this article highlights the critical - collaborative argumentation role in training educators. Examples selected from a corpus of research collected in public school in São Paulo subsidize the discussion supported by Bakhtin (1981) and Vygotsky (1998; 2001).
  • Dialogia na persuasão "publicitária" Artigos

    Pistori, Maria Helena Cruz

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa duas publicidades da mesma marca, produzidas em mídias locais diferentes: França e Brasil. Seu objetivo é a busca da inter-relação e do nexo necessários entre o verbal, o visual e o extraverbal na produção e compreensão dos efeitos de sentido persuasivos. Como fundamentação teórico-metodológica são utilizados conceitos da antiga e da nova Retórica, aliados a noções e categorias advindas da análise dialógica do discurso, de inspiração na obra de Bakhtin e do Círculo. Nas publicidades selecionadas, observamos o modo como refletem e refratam a realidade de forma tensa e como isso se expressa nos enunciados concretos, a partir das coerções do gênero. Na análise dos efeitos de sentidos neles produzidos, destacamos, especialmente, a presença da persuasão nas diferentes relações dialógicas que os textos permitem, a importância do auditório na construção dos efeitos de sentido persuasivos dos textos e a proximidade do gênero com o gênero epidítico da antiga retórica. A construção persuasiva expressa-se nas relações dialógicas entre amplas e diferentes esferas da atividade humana, em conexão com a organização da vida social, o espaço e o tempo, e dirige-se não propriamente à aquisição de um produto, mas à adesão a um modo de vida próprio, ligado aos valores ideológicos do privilégio.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes two advertisements from the same brand, but produced in different local media: France and Brazil. It aims to pursue the interrelation and nexus needed between the verbal, visual and extraverbal dimensions to produce and understand the effects of persuasive sense. Concepts from ancient and modern Rhetoric, as well as dialogic discourse analysis notions and categories, inspired in the works of Bakhtin and the Circle, are the article's theoretical-methodological basis. In the chosen advertisements, we observe the tense way they reflect and refract reality and how this is expressed in concrete utterances, constructed according to genre coercions. By analyzing the produced meaning effects, we especially highlight the presence of persuasion in different dialogic relationships allowed by the texts, audience importance in effect construction of text persuasive meaning, and proximity between advertisement and epidictic genre in ancient rhetoric. Persuasive dialogic relationships express broad and different spheres of human activity, in connection with the organization of social life, space and time; in fact, they are not aimed at product purchase, but at access to a way of life, which is linked to ideological values of privilege.
  • Língua, texto, sujeito e (inter) discurso Resenhas

    Machado, Ida Lucia
  • Vocabulário crítico de argumentação Resenhas

    Mosca, Lineide do Lago Salvador
  • Figuras de retórica Resenhas

    Pistori, Maria Helena Cruz
  • Saussure: a invenção da Linguística Resenhas

    Silva, Adriana Pucci Penteado de Faria e
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
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