Acessibilidade / Reportar erro

O teatro ateniense como cenário para as facções políticas: uma disputa de poder na comédia As rãs de Aristófanes (405 a.C.)

RESUMO

O objetivo desse artigo é fundamentar uma avaliação sobre o final do século V a.C. em Atenas pelas lentes de uma comédia aristofânica. Atenta-se para a atuação das facções políticas (ou hetaireías), que não se restringiam apenas ao espaço das assembleias públicas, mas consolidavam, pelo financiamento das obras dramáticas, uma forma de atingir o público politicamente de maneira persuasiva: os cidadãos que poderiam votar nas ideias debatidas dentro das assembleias. Para tanto, propõem-se uma reflexão acerca do sistema da choregía como forma de dominação, uma análise acerca das orações de Andócides de 415 a.C. sobre as disputas pelo espaço político - seja atuando no teatro, seja de forma oculta, pela ação de grupos de sublevação de poder - e, por fim, uma investigação do tema no exame discursivo da comédia As rãs de Aristófanes (Bátrachoi - 405 a.C.).

PALAVRAS-CHAVE:
Teatro ateniense; Facções políticas; Choregía; Comédia As rãs

LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com