Acessibilidade / Reportar erro
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2012
  • Editorial Editorial

    Dias Sobrinho, José
  • Presentación

    Rosario Muñoz, Víctor Manuel; Espinosa, Elia Marúm
  • Políticas e conceitos de qualidade: dilemas e desafios

    Dias Sobrinho, José

    Resumo em Português:

    O texto sustenta que a globalização econômica, capitalista e informacional impõe importantes transformações à educação superior, notadamente as mudanças relativas às missões institucionais e os deslocamentos das referências centrais: das humanidades às disciplinas técnicas, e da sociedade ao mercado. Estas mudanças põem em relevo a centralidade dos temas da qualidade nas políticas e práticas educativas. A ideologia da acumulação neoliberal impõe à educação superior a função de motorizar a economia por meio de produção e transmissão de conhecimentos úteis, instrumentais, em geral de base técnico-informática. Esta corrente ideológica crescentemente mais hegemônica nos sistemas internacionais de avaliação e acreditação relaciona a qualidade ao cumprimento dos papéis estratégicos que à educação superior corresponderia desempenhar na atual fase da economia global. Contra essa corrente e sustentando a primazia da ética, da pertinência e da relevância social, o texto sustenta que a qualidade deve estar referida às finalidades centrais da educação superior: aos projetos e processos de emancipação dos indivíduos e das comunidades humanas em todas as dimensões, à formação integral de cidadãos-profissionais portadores de conhecimentos e valores fundamentais para a vida social e a construção de sociedades justas e desenvolvidas econômica e culturalmente.

    Resumo em Espanhol:

    El texto sustenta que la globalización económica, capitalista e informacional impone importantes transformaciones a la educación superior, notablemente los cambios relativos a las misiones institucionales y los desplazamientos de las referencias centrales: de las humanidades a las disciplinas técnicas y de la sociedad al mercado. Estos cambios ponen en relieve la centralidad de los temas de calidad en las políticas y prácticas educativas. La ideología de la acumulación neoliberal impone a la educación superior la función de motorizar la economía por medio de producción y transmisión de conocimientos "útiles", instrumentales, en general de base técnico-informática. Esta corriente ideológica crecientemente más hegemónica en los sistemas internacionales de evaluación y acreditación relaciona la calidad al cumplimiento de los papeles estratégicos que a la educación superior correspondería desempeñar en la actual fase de la economía global. En contra a esa corriente y sustentando la primacía de la ética, de la pertinencia y de la relevancia social, el texto plantea que la calidad debe estar referida a las finalidades centrales de la educación superior: a los proyectos y procesos de emancipación de los individuos y de las comunidades humanas en todas dimensiones, a la formación integral de ciudadanos-profesionales portadores de conocimientos y valores fundamentales a la vida social y a la construcción de sociedades justas y desarrolladas económica y culturalmente.

    Resumo em Inglês:

    This paper argues that economic globalization, capitalist and informational imposes significant changes to higher education, especially changes concerning institutional missions and displacements of central references: from the humanities to technical disciplines, and from society to market. These changes bring out the centrality of issues of quality in educational policy and practice. The ideology of neoliberal accumulation imposes on higher education the function of powering the economy through the production and transmission of useful and instrumental knowledge, generally of technical or computer based nature. This ideological trend, increasingly more hegemonic in international evaluation and accreditation systems, relates quality to compliance with the fulfillment of the strategic roles of higher education in the current phase of the global economy. Against this current and upholding the primacy of ethics, pertinence and social relevance, the paper argues that quality should be referred to the central purposes of higher education: the projects and processes of emancipation of individuals and human communities in all dimensions, the integral education of citizens and professionals with knowledge and values that are fundamental to social life and to the building of societies that are economically and culturally developed.
  • La segunda conferencia mundial de educación superior (unesco, 2009) y la visión del concepto de acreditación en las conferencias de unesco (1998-2009)

    López Segrera, Francisco

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo formula algunas reflexiones sobre la Segunda Conferencia Mundial de Educación Superior (UNESCO, 2009). El debate principal en ella versó sobre la visión de enseñanza superior como "un bien común", o como "un servicio público", esta última visión fue considerada por muchos delegados como un camino hacia una mayor mercantilización. En el Comunicado Final prevaleció el primer criterio. También en el artículo se analizan los cambios principales en los conceptos de evaluación, calidad, garantía de la calidad y acreditación entre 1995 y 2009. El énfasis se ha movido de la evaluación y la calidad (1995-1998) a la garantía de calidad y acreditación (1998-2003) y luego (2008-2009) en vincular los criterios de calidad a la pertinencia.

    Resumo em Inglês:

    The present article formulates some reflections on The Second World Higher Education Conference (UNESCO, 2009). The main debate was about the vision of higher education as "a common good", or as "a public service", this last vision was considered by many delegates as a road to further mercantilization. In the Final Communiqué the first criterion prevailed. The article also analyzes the main changes concerning the concepts of evaluation, quality, quality assurance and accreditation between 1995 and 2009. The emphasis has moved from evaluation and quality (1995-1998) to quality assurance and accreditation (1998-2003) and then (2008-2009) in linking the quality criteria to pertinence, relevance, equity, and sustainable development.
  • Reconceituação da qualidade universitária: desafio para a América Latina

    Inciarte González, Alicia; Bozo de Carmona, Ana Julia; Parra Sandoval, María Cristina

    Resumo em Português:

    A qualidade universitária é uma categoria para analisar a educação superior e para abordar sua transformação. Contudo, a conceituação da qualidade é ainda uma tarefa pendente que reclama, simultaneamente, a reconceituação da universidade. É preciso saber qual universidade temos e de qual universidade necessitamos na América Latina. O artigo apresenta uma tipologia de universidades existentes nesse continente: universidade profissionalizante, orientada à pesquisa, empresarial, orientada ao desenvolvimento, corporativa e, na Venezuela, universidade socialista. A partir desta tipologia se analisam as forças que impulsionam a reconceituação da universidade e se argumenta sobre a impossibilidade de oferecer um conceito único de qualidade que responda aos diferentes tipos de universidades que temos e de que necessitamos. Como um aporte à construção de diferentes conceitos de qualidade, se propõe um modelo heurístico para abordar a reconceituação da universidade latinoamericana, o qual se contrapõe à tendência a padronizar a universidade em um único tipo ideal ao qual tendem todas as existentes. A cada modelo de universidade deve corresponder um conceito específico de qualidade; portanto devem expressar-se tantos sistemas de indicadores quantos tipos de universidade existam.

    Resumo em Espanhol:

    La calidad universitaria es una categoría esencial para analizar la educación superior y para abordar su transformación. Sin embargo, la conceptualización de la calidad es aún una tarea pendiente que reclama, simultáneamente, la reconceptualización de la universidad. Es preciso saber cuál universidad tenemos y cuál universidad necesitamos en América Latina. El artículo presenta una tipología de universidades existentes en ese continente: universidad profesionalizante, orientada a la investigación, empresarial, orientada al desarrollo, corporativa y, en Venezuela, universidad socialista. A partir de esta tipología se analizan las fuerzas que impulsan la reconceptualización de la universidad y se argumenta sobre la imposibilidad de ofrecer un solo concepto de calidad que responda a los diferentes tipos de universidades que tenemos y necesitamos. Como un aporte a la construcción de diferentes conceptos de calidad, se propone un modelo heurístico para abordar la reconceptualización de la universidad latinoamericana, el cual contraviene la tendencia a estandarizar la universidad en un único tipo ideal al cual tienden todas las existentes. A cada modelo de universidad debe corresponder un concepto específico de calidad; por lo tanto deben expresarse tantos sistemas de indicadores, como tipos de universidad existan.

    Resumo em Inglês:

    University quality is an essential category to analyze higher education and to approach its transformation. Nonetheless, conceptualizing quality is still a pending task, which requires, simultaneously, a new concept of university. It is essential to know what type of university we have and what type we need in Latin America. The article displays a typology of existing universities in this continent: professionalizing, research-oriented, entrepreneurial, corporative, developmental, and socialist -as is the case in Venezuela. Within the framework of this typology, we describe the forces that push for a new concept of university and discuss the impossibility of offering a single concept of quality that is able to encompass all of the universities which we have and those which we need. As a contribution to the design of different concepts of quality, we set out a heuristic model to undertake the re-conceptualization of the Latin American university; one which counteracts the tendency to standardize the university into a single ideal type to which all existing ones must look forward. Each university model demands a specific concept of quality; therefore it is imperative to build as many systems of indicators as types of universities could emerge.
  • Universidade e qualidade na América Latina em perspectiva comparada: interrogações e desafios

    Fernández Lamarra, Norberto

    Resumo em Português:

    A partir de uma série de interrogações e desafios postos inicialmente sobre os processos de avaliação da qualidade, são caracterizadas as políticas neoliberais em matéria de educação superior desenvolvidas na maioria dos países da América Latina e suas consequências sobre os sistemas universitários e sua evolução. Em seguida são analisadas diversas concepções teórico-metodológicas sobre qualidade e sobre sua avaliação e acreditação. Também são considerados estes processos na perspectiva comparada, analisando os desenvolvidos nos Estados Unidos e Canadá, na Europa e na América Latina. Finalmente são apresentadas criticamente as principais tendências registradas na América Latina relativamente à avaliaçao e à acreditação da qualidade da educação superior, seus êxitos e limitações e, particularmente, seus desafios.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de una serie de interrogantes y desafíos que se plantean inicialmente sobre los procesos de evaluación de la calidad, se caracterizan las políticas neoliberales en materia de educación superior desarrolladas en la mayoría de los países de América Latina y sus consecuencias sobre los sistemas universitarios y su evolución. Luego se analizan diversas concepciones teórico-metodológicas sobre calidad y sobre su evaluación y acreditación. También se consideran estos procesos en perspectiva comparada, analizando los desarrollados en Estados Unidos y Canadá, en Europa y en América Latina. Finalmente se plantean críticamente las principales tendencias registradas en América Latina en cuanto a evaluación y acreditación de la calidad de la educación superior, sus logros y limitaciones y, particularmente, sus desafíos.

    Resumo em Inglês:

    Based on a series of questions and challenges posed initially on processes of quality evaluation, the text characterizes the neoliberal policies in higher education as developed in most Latin American countries and their impact on university systems and their evolution. Next, the text analyzes the various theoretical and methodological conceptions about quality and its evaluation and accreditation. These processes are also considered from a comparative perspective, analyzing those developed in the United States, Canada, Europe and Latin America. Finally, the major Latin American trends in evaluation and higher education quality accreditation, its achievements, limitations and, particularly, its challenges are critically presented
  • Os acadêmicos frente à gestão da qualidade nas instituições de educação superior: percepção e valoração

    Larrauri, Jon Olaskoaga; Espinosa, Elia Marúm; Rosario Muñoz, Víctor Manuel; Lechosa, David Pérez

    Resumo em Português:

    Este artigo reúne e ordena a evidência empírica existente sobre as opiniões e atitudes dos acadêmicos universitários diante da introdução, em suas instituições, da lógica, princípios e ferramentas da gestão da qualidade. O enfoque adotado é o da metainvestigação, que supõe a recopilação da literatura relevante e a sistematização de seus conteúdos. Estes foram expostos em três linhas temáticas: as noções de qualidade aceitas pelos acadêmicos, sua percepção dos sucessos da gestão da qualidade e sua valoração dos diferentes métodos de avaliação associados aos sistemas de garantia da qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo reúne y ordena la evidencia empírica existente sobre las opiniones y actitudes de los académicos universitarios frente a la introducción, en sus instituciones, de la lógica, los principios y las herramientas de la gestión de la calidad. El enfoque adoptado es el de la meta-investigación, que supone la recopilación de la literatura relevante y la sistematización de sus contenidos. Éstos se han expuesto ordenados en tres líneas temáticas: las nociones de calidad aceptadas por los académicos, su percepción de los logros de la gestión de la calidad, y su valoración de los diferentes métodos de evaluación asociados a los sistemas de garantía de la calidad.

    Resumo em Inglês:

    This paper puts together and arranges the existing empirical evidence on opinions and attitudes of faculty members about the introduction in their institutions of the logic, principles and tools of quality management. The approach used was the meta-research, which involves compilation of the relevant literature and systematization of its topics. These have been exposed into three thematic lines: the notions of quality accepted by faculty members, their perception of the achievements of quality management, and their assessment of the different evaluation methods associated with systems of quality assurance.
  • Ideias para uma reforma do componente legal relacionado com a tipologia das instituições de educação superior

    Silva, Luis Enrique Orozco

    Resumo em Português:

    O autor propõe que um aspecto central da reforma da educação superior deve consistir numa reelaboração da tipologia das instituições que oferecem o serviço da educação de terceiro nível. Isso traria duas vantagens básicas: de uma parte, que a oferta educativa seja clara para as demandas que atende; e de outra, que cada instituição possua uma identidade acadêmica precisa e segundo a modalidade acadêmica que oferece. Com a situação atual há confusão para o mercado e pouca clareza para o interior do sistema contribuindo com isso à assimetria do mercado da Educação Superior. Sobre a base de um diagnóstico a respeito do comportamento do sistema nos últimos vinte anos, propõe uma alternativa para a política pública que se configura no momento na Colômbia.

    Resumo em Espanhol:

    El autor plantea que un aspecto central de la reforma de la educación superior en curso debe consistir en un replanteamiento de la tipología de las instituciones que ofrecen el servicio de la educación de tercer nivel. Ello traería dos ventajas básicas; de una parte, que la oferta educativa sea clara para las demandas que atiende; y de otra, que cada institución posea una identidad académica precisa y según la modalidad académica que ofrece. Con la situación actual hay confusión para el mercado y poca claridad hacia adentro del sistema contribuyendo con ello a la asimetría del mercado de la Educación Superior. Sobre la base de un diagnóstico sobre el comportamiento del sistema en los últimos veinte años propone una alternativa para la política pública que se configura en el momento en Colombia.

    Resumo em Inglês:

    The author proposes that a central aspect of the reform of the higher education system under current review must consider how the types of higher education institutions are determined. Doing such a review has two advantages: making clear the educational offer based on the demands of the system, and, that every institution has a precise academic identity and academic modality. The actual situation is confusing for the market and contributes to its asymmetry. The author's proposal is based on a systematic review and diagnosis of the higher education system that covers the last 20 years and contributes with some critical ideas to the construction of a public policy for the higher education system in Colombia.
  • Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina? Dossiê

    Leite, Denise; Genro, Maria Elly Herz

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os temas da avaliação, acreditação e internacionalização das instituições de educação superior de América Latina e Caribe. Discute os cânones da globalização e da mercadorização da educação superior, contextos nos quais se estabelecem as políticas de avaliação. Apresenta as imbricações entre os conceitos de hegemonia, imperialismo e globalização neoliberal que sustentam sua compreensão. A seguir, levanta evidências sobre a constituição e 'práticas' de um novo imperialismo, o imperialismo benevolente, que está a produzir as estratégias do Processo de Bolonha com vistas à formação de uma zona comum de educação superior formada por América Latina, Caribe e União Europeia. Há atores hegemônicos que sustentam estes interesses. Demonstra a seguir, a existência de suas ações na indução de relações entre agências de acreditação e avaliação, entre redes de agências, entre projetos para o estabelecimento de indicadores institucionais globais que redundam em procedimentos para internacionalização das instituições de educação superior. Ao final, argumenta que as políticas têm consequências sobre os caminhos futuros da educação superior latino-americana porque geram novos modelos de instituições e induzem à formação de valores que negam o fortalecimento do espaço público e a reinvenção de subjetividades democráticas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los temas de evaluación, acreditación e internacionalización de las instituciones de educación superior de América Latina y el Caribe. Discute los cánones de la globalización y la mercantilización de la educación superior, contextos en los cuales se establecen políticas de evaluación. Presenta las imbricaciones entre los conceptos de hegemonía, imperialismo y globalización neoliberal que sustentan su comprensión. A continuación, indica elementos de la 'práctica' de un nuevo imperialismo, imperialismo benevolente, que está produciendo las estrategias del proceso de Bolonia con miras a la formación de un espacio común de educación superior formado por América Latina, el Caribe y la Unión Europea. Hay actores que sustentan a estos intereses hegemónicos. Se demuestra la existencia de sus acciones en la inducción de relaciones entre agencias y redes interinstitucionales de acreditación y evaluación, con proyectos para el establecimiento de indicadores de evaluación globales lo que implica en procedimientos para la internacionalización de las instituciones de educación superior. Al final, argumenta que las políticas tienen consecuencias sobre los caminos futuros de la educación superior en América Latina y Caribe porque generan nuevos tipos de instituciones e inducen a una formación de valores que niegan el fortalecimiento del espacio público y la reinvención de subjetividades democráticas.

    Resumo em Inglês:

    This paper discuss the themes of evaluation, accreditation and internationalization of higher education institutions of Latin America and Caribbean. The canons of globalization and commodification of higher education, contexts in which are established policies for evaluation, are discussed. The relations between the concepts of hegemony, imperialism and neoliberal globalization that sustain their understanding are also presented. Next, raises evidence of a ' practice ' of a new imperialism, benevolent imperialism, that is producing the strategies of the Bologna process with a view to the formation of a common area of higher education formed by Latin America, Caribbean and European Union. There are actors that sustain these hegemonic interests. The existence of their actions in the induction of inter-agency relations, accreditation and evaluation agency networks, between projects for the establishment of global institutional indicators that implies procedures for internationalization of higher education institutions are showed. In the end, it argues that policies have consequences on the higher education future in Latin America and Caribbean because they generate new types of institutions and induce the formation of values that can deny the public space and the reinvention of democratic subjectivities.
  • A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: (Des)encontros históricos e manutenção do apartheid socioeducacional Dossiê

    Ristoff, Dilvo I.; Bianchetti, Lucídio

    Resumo em Português:

    Por meio deste texto apresentamos alguns elementos e reflexões, visando evidenciar que as interlocuções entre a pós-graduação (PG) e a educação básica (EB) caracterizam-se como (des)encontros históricos e que, no limite, vêm garantindo a manutenção do apartheid socioeducacional desde o Brasil Colônia. A primazia da opção pela educação das elites e a inexistência ou postergação de iniciativas voltadas à educação popular é uma marca dessa trajetória. Do descobrimento, até recentemente, sequer podemos falar em Sistema de Educação, no Brasil, se o entendemos como relação orgânica entre os diversos níveis de ensino, partindo do pré-escolar, passando pela EB, Educação Superior (ES), incluindo a PG. Nossa hipótese é de que, no Brasil, desde os primórdios, sempre se optou e foram mais eficazes as iniciativas para dar conta das necessidades educacionais daqueles que se encontravam/am no ápice da pirâmide social, do que àqueles que se situavam/am nos estratos intermediários e muito menos para o grande contingente que compõe a base da pirâmide. Somente em anos mais recentes, particularmente a partir da redemocratização do país é que percebemos sinais cada vez mais concretos de preocupações com a materialização de um Sistema de Educação, com a dilatação do período obrigatório de escolaridade avançando inclusivamente na direção dos extremos (PG - EB), mas sem deixar de evidenciar que as prioridades que passam a ganhar contornos mais nítidos são, preponderantemente, do ápice para a base, exemplarmente representados pelo surgimento da CAPES, para a ES, na década de 1950 e apenas no início dos anos 2000 é que passa a haver uma preocupação com os estratos sociais/escolaresinferiores, com a criação da Nova CAPES para a EB. Antes disso predominam dualidades estruturais que evidenciam a inclusão mais qualificada de poucos privilegiados e o abandono ou secundamento de muitos que ficaram de fora ou foram incluídos marginalmente. É esse privilegiamento ou primazia, em termos educacionais - mas não só! - de atenção àqueles que ocupam os estratos superiores do sistema educacional brasileiro, que nos autoriza a falar de baixa ou inexistente interlocução entre a PG e a EB e a caracterizarmos esse movimento como uma história de desencontros ou também da manutenção de um apartheid socioeducacional. Os dados sobre o pouco feito e o muito a fazer são inequívocos.

    Resumo em Inglês:

    Through this paper we present some reflections and elements in order to show that the dialogues between the graduate studies and basic education are characterized as historical (dis)encounters and that, ultimately, have guaranteed the maintenance of the socio-educational apartheid since colonial Brazil. The primacy of choice for the education of the elite and the lack or delay of initiatives related to popular education is the brand of this trajectory. From the discovery of the country until recently, we can hardly speak of an Educational System in Brazil, if we understand it as an organic relationship between the various levels of education, from pre-school, through basic education, to Higher Education, including graduate studies. Our hypothesis is that in Brazil, since its origin, the choice was made in favor of initiatives which addressed the needs of those at the top of the social pyramid, and not in favor of those at the middle and, much less, of the large majority of the population which formed the basis of the pyramid. Only in recent years, particularly since the redemocratization of the country, do we perceive concrete signals of specific concerns with the materialization of a System of Education, with the expansion of the compulsory period of schooling moving indeed toward the extremes (graduate studies - basic education), but not without showing evidence that the priorities gain sharper outlines primarily from the apex to the base, exemplarily represented by the emergence of CAPES, for higher education, in the 1950s, whereas only in the early 2000's a concern is shown with the lower social strata, with the creation of the New CAPES, this time for basic education. Before that, the structural dualities that predominate show that the inclusion of the qualified and privileged few represents the exclusion or marginal inclusion of many. It is this privileging or primacy, in educational terms - but not only! - this attention to those who occupy the upper strata of the Brazilian educational system-which allows us to speak of low or no dialogue between graduate studies and basic education and to characterize this movement as a history of disencounters and also of perpetuation of a socio-educational apartheid. Data on the little that was done and the many things that still need to be done are unmistakable.
  • Teses e dissertações: a qualidade em questão. Desdobramentos Artigos

    Balzan, Newton Cesar

    Resumo em Português:

    A pesquisa educacional vem registrando forte crescimento nas últimas décadas. Há dúvidas, porém, sobre a qualidade dessa produção e de seus posteriores desdobramentos. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo principal avaliar a qualidade de teses e dissertações defendidas entre 2000 e 2004, cujo foco de investigação envolveu 13 cursos de graduação correspondentes a 7 grandes áreas do conhecimento. Levantamento junto a bases de dados permitiu localizar 436 trabalhos direcionados à Educação Superior. Desses, 36 deles foram considerados como os mais relevantes para a investigação pretendida. Para o presente artigo, após leituras e releituras desse material, passou-se à análise por unidades, tendo-se como referência 10 categorias levantadas através do exame detalhado de 12 trabalhos selecionados aleatoriamente. Os resultados obtidos apontam para níveis de qualidade superiores àqueles que este pesquisador tinha como pressuposto inicial. Os autores foram entrevistados, procurando-se identificar os desdobramentos de suas pesquisas em termos de divulgação dos resultados, contribuição para a Educação Superior e desenvolvimento de suas carreiras acadêmicas.

    Resumo em Inglês:

    Educational research presented strong growth in the last decades. However, there are doubts about the quality of this production and of its further developments. This study is part of a broader research having as main purpose to evaluate the quality of theses and dissertations defended between 2000 and 2004 whose focus of investigation were 13 undergraduate programs in seven fields of knowledge. A survey on data bases permitted to locate 436 works related to higher education, of which 36 were considered as the most relevant for this research. For the present paper, after the readings and re-readings of the material, we made an analysis by units, having as reference 10 categories defined after detailed examination of twelve works randomly selected. The results obtained indicated levels of quality superior to those previously hypothesized. The authors were interviewed in order to identify the developments of their researches in terms of publication of results, contribution to higher education and advancement of their academic careers.
  • A contribuição da avaliação in loco como fator de consolidação dos principios estruturantes do SINAES Artigos

    Francisco, Thiago Henrique Almino; Melo, Pedro Antonio de; Nunes, Rogério da Silva; Michels, Expedito; Azevedo, Maria Ines Nava

    Resumo em Português:

    O artigo versa sobre a contribuição de avaliação in loco no sentido de promover a consolidação dos princípios norteadores do SINAES a partir de uma reflexão construtiva entre os consultores ad hoc e a instituição. A digressão teórica elenca aspectos relacionados a construção da identidade institucional, a partir da contribuição da avaliação e o retrospecto da avaliação institucional no Brasil. Elenca, ainda uma reflexão sobre o modelo do SINAES e os princípios estruturantes e norteadores do Sistema, destacando a contribuição do processo de avaliação in loco na construção da epistemologia institucional. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental indireto e que se classifica como sendo descritiva-explicativa, predominantemente qualitativa e designada como sendo uma pesquisa participante. As investigações construtivistas permitem concluir, entre outros desígnios, que do ponto de vista dos avaliadores ad hoc os aspectos que determinam o cumprimento dos princípios estruturantes do SINAES no contexto da avaliação institucional das instituições de educação superior no Brasil ensejam uma relação construtivista, democrática e de aprendizado mutuo e continuo entre avaliadores e a própria instituição, a qual é a responsável pela consolidação destes princípios no âmbito do ensino superior brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    The paper focuses on the contribution of on-site evaluation in order to promote the consolidation of the guiding principles of SINAES based on the constructive thinking of consultants and the ad hoc institution. The theoretical discussion presents aspects related to the construction of institutional identity, based on the contribution of evaluation and on the definitions of institutional evaluation in Brazil. It also discusses Sinaes as a model along with the guiding principles that structure the System, emphasizing the contribution of the on-site evaluation process on the construction of institutional epistemology. Methodological interactions occur on the bases of academic research, of indirect documental character, which can be classified as descriptive-explanatory, predominantly qualitative and designed as participative research. The constructivist investigations allow us to conclude, among other things, that, from the standpoint of the peer review panel, the aspects that determine the compliance with the structural principles of Sinaes in the context of the institutional evaluation of higher education institutions in Brazil promote a constructivist and democratic relationship of mutual and continuous learning between evaluators and the institution itself, which is responsible for consolidating these principles in Brazilian higher education.
  • Origens sociais dos futuros educadores: a democratização desigual da educação superior Artigos

    Palazzo, Janete; Gomes, Candido Alberto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é comparar, por meio de um estudo de caso, as características sociais, econômicas e culturais de alunos de cursos de formação de educadores e de Direito, ramo historicamente mais seletivo e, por isso, detentor de maior valorização social. Assim, pretende-se verificar a existência de diferenças sociais entre os estudantes desses cursos, no âmbito da instituição, apesar da expansão da educação superior no Brasil. A literatura constata que o crescimento das matrículas tem conduzido a uma democratização "estratificada", em que carreiras mais seletivas continuam como tal, enquanto as demais se tornam mais acessíveis a estudantes de origens sociais menos favorecidas. A pesquisa exploratória utilizou questionários como instrumentos de coleta de dados, respondidos por estudantes ingressantes do primeiro e segundo semestres de Pedagogia, Matemática e Direito em uma instituição privada de educação superior do Distrito Federal. Os resultados indicaram que os futuros educadores têm origem em estratos socioeconômicos menos privilegiados e são detentores de menos capital cultural, ao contrário do grupo de Direito. Ademais, os custos diretos e indiretos dos licenciandos são menores que a metade dos de Direito e, pela sua renda, recebem mais bolsas de estudo. Assim, pessoas com status socioeconômico mais alto tendem a ingressar em cursos e instituições de mais alto prestígio, situação acentuada com a inflação educacional, isto é, a desvalorização progressiva dos diplomas ante o crescimento do número de graduados. Com isso, visam a ter melhores oportunidades ocupacionais, mantendo até certo ponto as diferenças sociais. Quanto aos futuros educadores, indaga-se sobre as implicações da formação de profissionais, cujos custos e retornos da formação são modestos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to compare, through a case study, the social, economic and cultural characteristics between teacher education students and Law students, an area historically more selective and that, therefore, holds greater social value. It aims to characterize the social differences of these undergraduate programs within a college, despite the expansion of higher education in Brazil. The literature highlights that the growth in enrollment has led to a stratified "democratization", by which more selective careers continue being elitist, whereas the others become more accessible to students from disadvantaged social backgrounds. This exploratory project applied questionnaires to students of both groups in their first and second terms at a private college located in the Federal District. The results indicated that prospective teachers come from less privileged socioeconomic strata and hold less cultural capital, unlike the group of Law students. Furthermore, the total direct and indirect education costs of the former was about 50% of those of their Law colleagues. As a result of their low income, teacher program students were granted more scholarships. Therefore, people with higher socioeconomic status tend to apply and to enroll in higher prestige programs and colleges. These differences tend to be magnified by educational inflations, i.e., the devaluation of the diploma due to the increase in the number of graduates. As a consequence, they tend to obtain higher level occupational positions and earnings, maintaining differences in social mobility. As for prospective teachers, this work discusses implications of recruiting lower socio-economic status students, whose education costs and return are both relatively lower.
  • Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil Artigos

    Almeida, Leandro; Marinho-Araujo, Claisy Maria; Amaral, Alberto; Dias, Diana

    Resumo em Português:

    Associa-se frequentemente o termo "massificação" do ensino superior à democratização de seu acesso por parte de alunos provenientes das camadas sociais e culturais menos favorecidas e com menor tradição familiar de formação acadêmica superior. Neste artigo, pretende-se discutir, com base na análise de alguns indicadores da forte expansão ocorrida nos sistemas de ensino superior de Portugal e do Brasil nas últimas décadas, a efetiva democratização ocorrida. Vários pontos desse crescimento exponencial e alguns mecanismos de regulação criados, entretanto, permitem que se afirme que o ensino superior se abriu na realidade a estratos sociais e a públicos menos tradicionais neste nível de ensino; contudo, permanecem acentuadas assimetrias sociais nas instituições e nos cursos a que se tem acesso, ao mesmo tempo em que a permanência e abandono também se diferenciam socialmente em termos das respectivas taxas de incidência. Estes fenômenos têm causas diversas, não sendo possível ilibar as próprias instituições de ensino superior de responsabilidades nesse cenário.

    Resumo em Inglês:

    The "massification" of higher education is associated to greater democratization of attendance by students from social and cultural backgrounds with fewer opportunities and less family tradition of academic education. In this article, we intend to discuss, based on the analysis of some indicators of strong growth that has occurred in higher education systems in Portugal and Brazil in recent decades, how the effective democratization occurred. Several points of this exponential growth and some regulatory mechanisms created, however, allow us to say that higher education was opened to the social strata and less traditional public education at this level, but social inequalities still remain high in institutions and programs, as can be observed by permanence and dropout rates. These phenomena have many causes, and can not acquit higher institutions from their share of responsibility for the problem.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br