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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2011
  • Editorial

    Dias Sobrinho, José
  • Avaliação institucional externa no SINAES: considerações sobre a prática recente

    Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda

    Resumo em Português:

    Tendo como ponto de partida os princípios que fundam toda avaliação, esse artigo aborda os resultados do primeiro grupo de universidades que foram objeto da avaliação institucional externa do Sianes, no período 2008 - 2009. São analisados procedimentos adotados para essa avaliação como a constituição do Basis, o instrumento de avaliação externa e os resultados gerais obtidos pelas universidades federais e privadas que foram avaliadas com conceitos mais elevados. Outros indicadores de qualidade da educação superior das mesmas instituições como a composição do corpo docente, o número de cursos de doutorado avaliados com conceitos mais elevados e a relação entre alunos de graduação e de pós-graduação são também analisados e comparados com os resultados obtidos por essas instituições na avaliação institucional externa. O estudo questiona essa avaliação institucional externa, tendo em vista o papel desempenhado por ela na produção de sentidos para as instituições avaliadas e na formulação de políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to study, based on the principles that found all evaluation, the outcomes of the external institutional evaluation of Sinaes during the period of 2008 to 2009. We evaluated the procedures adopted for this evaluation, such as the constitution of Basis, the instrument of external evaluation and the general results obtained by the federal and private universities that were rated with the highest grades. Other quality indicators for higher education from the same institutions, such as the composition of the teaching staff, the number of highly rated doctorate programs and the relation between undergraduate and graduate students, were also analyzed and compared with the results obtained by these universities in the external institutional evaluation. The study questions the results of this external institutional evaluation, based on the role that it plays on the production of meaning for the evaluated institutions and on the formulation of public policies.
  • Da universidade autônoma ao ensino superior operacional: considerações sobre a crise da universidade e a crise do Estado nacional

    Groppo, Luís Antonio

    Resumo em Português:

    Resgatando a relação entre o Estado nacional e a universidade moderna, comenta-se sobre a criação do mito-realidade da nação em consonância com o mito-realidade da universidade- instituição, a qual estaria destinada a pensar sua nação e sua época de modo autônomo. Após apresentar as crises da universidade - de hegemonia, de legitimidade e institucional - o artigo busca relacionar a mais séria destas crises, a institucional, que ameaça tornar a universidade-instituição autônoma em universidade operacional, com a crise daquele Estado nacional, no contexto da globalização do capital. Finda apresentando os principais contornos da crise institucional da universidade no Brasil contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    Rescuing the relation between the State-nation and the modern university, is commented on the creation of the myth-reality of the nation in accord with the myth-reality of the institution university, which would be destined to think its nation and its time in autonomous way. After to present the crises of the university - of hegemony, of legitimacy and institutional - the article searches to relate the most serious of these crises, the institutional one, that threat to become the university institution-autonomous in operational university, with the crisis of that State-nation, in the context of the globalization of the capital. It ends presenting the main contours of the institutional crisis of the university in Brazil contemporary.
  • Avaliação das universidades brasileiras: as possibilidades de avaliar e as dificuldades de ser avaliado

    Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales

    Resumo em Português:

    As dificuldades decorrentes da elaboração e implementação de um sistema de avaliação para as instituições de ensino superior no Brasil - IES são grandes e complexas, não só pelas dificuldades inerentes ao ato mesmo de avaliar, como também pelas características do Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro, quais sejam: a quantidade de IES, as suas diferentes formas de constituição e tamanho, a concentração das IES nas regiões geográficas mais desenvolvidas do país, etc. As IES, por sua vez, experimentam dificuldades não menos importantes, na medida em que sofrem diretamente as consequências da divulgação dos resultados, e reagem defensivamente, dificultando a visibilidade dos formuladores das políticas de avaliação. Este trabalho pretende apontar alguns aspectos enfrentados pelos avaliadores e avaliados nesta difícil tarefa, e refletir sobre o papel da avaliação das IES no Brasil, tanto no contexto das políticas de expansão do sistema de ensino superior, como das políticas de manutenção da sua qualidade.

    Resumo em Inglês:

    There are difficulties arising from the preparation and implementation of an evaluation system for higher education institutions in Brazil - HEI are large and complex, not only by the difficulties inherent in the very act of evaluating, as well as the characteristics of the Brazilian Federal System of Higher Education, namely: the number of HEI, the different formation patterns and sizes, the concentration of HEI in geographical areas located in more developed regions, etc... The Higher Education Institutions, in turn, experience difficulties that are no less important, to the extent that they directly suffer the consequences of the dissemination of results, and react defensively, making the visibility of evaluation policy-makers difficult. This study intends to point out some issues faced by evaluators and evaluated in this difficult task, and to reflect on the role of the evaluation of the HEI in Brazil, both in the context of expansion policies for the higher education system, as well as in the quality maintenance policies.
  • La construcción de desigualdades en el mercado de trabajo de los investigadores en México

    Ríos, Guillermo Campos; Daza, Germán Sánchez; Ita, María Eugenia Martínez de

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo muestra como un segmento de mercado como el de los investigadores en México - caracterizado por su alto nivel de educación- también se rige ciegamente por estructuras institucionales que finalmente reproducen inequidades similares a las que se encontrarían en cualquier otro segmento de trabajadores con menor nivel de educación; aunque, evidentemente la intensidad de las desigualdades es menor y en ocasiones aparecen metamorfoseadas. Este segmento está en una dinámica de crecimiento que avanza en sentido contrario a lo que ocurre en el actual contexto de destrucción masiva del empleo. Las desigualdades manifiestas están orientadas hacia las investigadoras y los jóvenes investigadores. A pesar de que en este mercado se mantienen condiciones laborales excepcionales respecto a otros segmentos, éstas son extraordinariamente frágiles. El principal obstáculo al crecimiento absoluto y racional de la actividad de investigación en México -dejando de lado la persistentemente baja inversión en I+D del gobierno mexicano- es la concentración de la investigación en el D.F. y en tres instituciones: la UNAM, La UAM y el Politécnico Nacional (IPN). Se concluye con la necesidad de pasar a una segunda fase de institucionalización de la investigación en México.

    Resumo em Inglês:

    This article shows how the labor market of researchers in Mexico - characterized by a high level of education - is also ruled by blind institutional structures that, finally, reproduce inequities in a similar way to those which we would encounter in any other workers' segment with a lesser level of education. Though, evidently, the intensity of inequities is smaller and in some occasions they turn out to be transfigured. This segment has a growth dynamic that advances in the opposite direction to what happens in the current context of the massive destruction of employment. Inequities are orientated towards female and young researchers and, although we can find exceptional working conditions with regard to other segments, these conditions are extraordinarily fragile. The main obstacle to the absolute and rational growth of the activity of research in Mexico - leaving the persistently low investment in R+D of the Mexican government - is the concentration of the research in the F.D. and in three institutions: the UNAM, The UAM and the Politechnical Institute (IPN). We conclude with the need to go on to the second phase of institutionalization of research in Mexico.
  • Avaliação de resultados da capacitação docente: o pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense sob a ótica da produção científica e bibliográfica

    Calvosa, Marcello Vinicius Doria; Repossi, Melina Garcia; Castro, Pedro Marcos Roma de

    Resumo em Português:

    A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo investigar a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção científica e bibliográfica de pesquisadores/docentes atuantes em programas de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Estudos sobre o fenômeno pós-doutoral são escassos na literatura e os poucos trabalhos encontrados na literatura internacional versam apenas sobre a realidade de uma única Instituição de Ensino Superior. O estudo busca a mensuração de variações da produção docente registrada em periódicos científicos em um panorama ex-ante e ex-post e busca ampliar o escopo dos estudos dessa área de investigação para abranger também a realidade de uma universidade federal. Com uma população de 278 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até 2008, os dados levantados apontam para um aumento expressivo da UFF na realização dos estágios pós-doutorais, especialmente, nos últimos dez anos, demonstrando o perfil institucional dos docentes que privilegiam e publicam maciçamente em anais de eventos, e como resultado mais relevante que a demanda ou oferta pela realização de estágios pós-doutorais é homogênea entre os diversos estratos da carreira docente, tendo os mesmos níveis percentuais entre docentes recém-doutores e seniores. Quando o foco é o desempenho, nesse caso específico a produtividade em pesquisa, as evidências demonstraram que docentes de pós-graduação na UFF, em geral, beneficiam-se da realidade pós-doutoral, em especial os docentes com maior tempo de conclusão do doutorado. Eles buscam, por meio da socialização, uma oportunidade de atualização e reciclagem de conhecimentos por intermédio da interação com um conhecimento gerado. No caso do pós-doutorado, isso ocorre por conectividade com outras universidades ou grupos de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The following research had the objective of investigating the influence of the post-doctoral training program on the scientific and bibliographic literatures produced for researchers/professors involved in graduate programs at Universidade Federal Fluminense - UFF. Studies about the post-doctoral phenomenon are rare in literature and the few studies found in international literature only refer to the reality of a single Higher Education Institute. This paper intends to measure the changes in the professors' production registered in scientific journals under the perspectives ex-ante and ex-post, also looking to expand the scope of studies of this field of research and embracing the reality of a federal university. With a population of 278 doctors who performed their post-doctorate studies until 2008, the results point to a significant increase of the UFF post-doctoral training program, especially in the last ten years, evidencing the institutional profile of the professors who honor and publish massively in conferences. The most relevant result is that this university is homogeneous among the various teaching profession strata in its demand or supply for post-doctoral placements, having the same percentage levels among new professors and senior professors. When the performance is the focus, that is, the productivity in research, the evidences showed that the post-graduate professors at UFF, in general, take advantage of the post-doctoral reality, especially the older ones in doctoral completion. They seek, through socialization, an opportunity to update and recycle the knowledge through interaction with a recently generated knowledge. Regarding the post-doctorate this happens by connectivity with other universities or research groups.
  • O desafio da avaliação de equipes de alta capacitação e autonomia: o caso do credenciamento de docentes na pós-graduação

    Sanchez, Otavio Prospero; Sanchez, Lucia Helena Aponi

    Resumo em Português:

    A avaliação de equipes de alta capacitação e autonomia representa tradicionalmente um grande desafio para os gestores das organizações. Em particular, quando a estratégia da organização demanda o realinhamento da equipe, o sucesso da iniciativa pode não ser facilmente atingido mesmo que os gestores disponham de alto poder coercitivo, uma vez que os processos são executados com autonomia pela equipe, tornando difícil a efetiva monitorização e controle, dificuldade que se potencializa pela alta capacitação dos membros da equipe. Adicionalmente, o emprego do poder coercitivo pode ter o reflexo negativo da queda do desempenho pelas reações individuais ou articuladas, típicas da resistência à mudança. Consequentemente, o comprometimento dos membros de uma equipe de alta capacitação e autonomia pode requerer o uso de técnicas que atendam a necessidades individuais como a manutenção do nível de reconhecimento prévio junto ao grupo. Este trabalho trata da apresentação de técnica que simultaneamente permite objetivar o alinhamento da equipe e promover o reforço de percepções importantes para o comprometimento de indivíduos com esse perfil tais como reputação, autonomia e estabilidade, que contribuem para o sucesso em ações que alinhem indivíduos aos objetivos da organização, reduzindo a resistência à mudança. O trabalho discorre sobre os aspectos teóricos da tensão gerada pela necessidade de alinhamento de uma equipe com essas características e as implicações no nível do indivíduo, apresentando em seguida uma proposta de condução dessa situação conduzida com base no método de pesquisa-ação em um programa de pós-graduação stricto-sensu no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The evaluation of highly qualified and autonomous teams traditionally represents a major challenge for managers of organizations. Particularly when the strategy of the organization demands the realignment of the team, the success of the initiative may not be easily achieved even if the managers possess high coercive power, since the processes are executed independently by the team, making it difficult to effectively monitor and control, a difficulty which is intensified by the high qualification of the team members. Furthermore, the use of coercive power may have the negative effect of the decrease in performance by individual or articulated reactions, typical of the resistance to change. Consequently, the commitment of members of a highly qualified and autonomous team may require the use of techniques that meet the individual needs such as maintaining the level of prior recognition by the group. This work presents a technique that allows to simultaneously aim for the alignment of the team and promote the reinforcement of perceptions important to the commitment of individuals with this profile, such as reputation, independence and stability, which contribute to the success of actions that align individuals to the objectives of the organization, reducing resistance to change. The paper addresses the theoretical aspects of the tension generated by the need to align a team with these characteristics and implications at the individual level, then presenting a proposal to conduct this situation based on the research action method in a stricto sensu graduate program in Brazil.
  • Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG

    Vargas, Michely de Lima Ferreira

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta os principais resultados de estudo que examinou as conexões entre as desigualdades de acesso e permanência no ensino superior, a assistência estudantil e a inserção profissional de uma amostra de egressos da UFMG. A análise comparativa da situação socioeconômica dos egressos da amostra, composta tanto por profissionais que participaram dos programas de assistência estudantil oferecidos pela universidade, bem como por aqueles que não foram bolsistas, demonstrou que, de posse do diploma, no que diz respeito aos níveis de remuneração, os ex-bolsistas estão em igualdade de condições no mercado de trabalho com seus congêneres que não receberam esse apoio. No caso da amostra analisada neste trabalho, a remuneração dos bolsistas é afetada pelos mesmos fatores que influenciam a composição dos rendimentos dos não bolsistas, ou seja, carreira, titulação e setor de atuação. O exame dos dados apontou que a renda se relaciona fortemente com a carreira, assim como têm demonstrado estudos sobre perfil de egressos de graduação no Brasil. A análise efetuada evidenciou que ao auxiliar estudantes pobres a obter o diploma de graduação, a assistência estudantil colabora para que estes universitários tornem-se profissionais qualificados e ingressem no mercado de trabalho portando credenciais valorizadas, ampliando suas possibilidades de ascender socialmente.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the main results of a study that examined the connections between inequalities in access and permanence in higher education, the student aid and employability for a sample of graduates from UFMG. The comparative analysis of the socio-economic status of the graduates, composed both by students who received aid as well as by those who did not, shows that, in the case of the sample in this study, the remuneration of graduates who received aid is in equal terms and affected by the same factors that influence the composition of the income of the others graduates. The present data revealed that income is strongly related to career. According to research on the relationship between schooling and access to the labor market, professionals with high levels of education receive on average higher incomes than received by workers with little or no education. The analysis revealed that by helping poor students obtain a higher education diploma, the student assistance programs help them become skilled and join the labor market carrying valued credentials, increasing their chances of upward social mobility.
  • Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe

    Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique; Scapin, Luciana Teixeira; Batista, Nildo alves

    Resumo em Português:

    Acredita-se que a educação interprofissional pode reforçar as atitudes para o trabalho em equipe e colaboração, levando a uma melhor assistência ao paciente após a formatura. Em outras palavras, o objetivo fundamental da educação interprofissional é a formação de estudantes de graduação na área da saúde mais preparados para a prática interprofissional. Este estudo procurou determinar quais as atitudes dos estudantes em relação à educação interprofissional para aspectos de colaboração e trabalho em equipe na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS / JF). Os dados foram coletados utilizando-se uma escala de percepção do trabalho interprofissional (RIPLS) e realização de grupo focal. Os resultados desta pesquisa indicam que os estudantes de graduação em ciências da saúde estão abertos para a aprendizagem compartilhada.

    Resumo em Inglês:

    There is a belief that interprofessional education will enhance attitudes toward teamwork and collaboration, leading to improved patient care upon graduation. In other words, the key objective of interprofessional education is to create undergraduate health science students who are prepared for interprofessional practice. This study sought to establish what the attitudes of undergraduates toward interprofessional education for aspects of collaboration and teamwork in the Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz Fora (FCMS/JF). Data were collected using the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) questionnaire survey and focus group interviews. The findings of this research indicate that undergraduate health science students are open to the notion of shared learning.
  • O programa de pós-graduação em educação da UNESP de Marília: contribuições para uma agenda de discussões sobre aspectos da política de pós-graduação no Brasil

    Castro, Rosane Michelli de

    Resumo em Português:

    Apresentam-se parte dos resultados obtidos com as atividades de pesquisa desenvolvidas em nível de estágio pós-doutoral junto à Fundação Carlos Chagas, entre abril de 2009 e março de 2010, com o objetivo geral de identificar, reunir, analisar e interpretar os aspectos da Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp/Campus de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a Pós-Graduação no Brasil. Tal pesquisa se justifica considerando-se que, a avaliação dos aspectos da trajetória pregressa e da evolução de cada Programa de Pós-Graduação e seu contexto institucional, bem como as suas perspectivas de trajetória futura, concorrem para a história, para a redefinição e aperfeiçoamento dos aspectos da política de Pós-Graduação no Brasil. Particularmente neste texto, apresentamos os resultados dos trabalhos desenvolvidos mediante análise dos aspectos da configuração textual dos relatos orais de ex-partícipes do Programa que evidenciaram desafios que, historicamente, permanecem em aberto, dentre eles, os referentes ao desequilíbrio quanto à representatividade dos Programas das universidades estaduais com relação aos das estaduais nos órgãos colegiados centrais e à exigência de super especialização dos Programas quanto às suas propostas de investigação.

    Resumo em Inglês:

    In this article we present part of the results obtained from the research activities developed during a post-doctorate internship at the Carlos Chagas Foundation, between April of 2009 and March of 2010. The general purpose of the research was to identify, gather, analyze and interpret the aspects of the graduate program in education at the Marilia Campus of UNESP's Science and Philosophy School (1988 - 2008) and their contributions to graduate level education in Brazil. This research is justified when one considers that the evaluation of aspects of the previous trajectory and of the evolution of each graduate program and its institutional context, as well as of its future perspectives contribute to the history, the redefinition and the improvement of the policies regarding graduate level education in Brazil. Particularly in this text, we present the results of works developed by analysis of the textual configuration aspects from oral reports of former participants in the Program. They highlighted the challenges that historically remain open. Among them, those concerning to the unbalance of representativeness of state university programs in relation to the federal university programs in central collegiate organizations and relating to the requirement of over specialization in the Programs in relation to their investigation proposals.
  • Fatores determinantes da eficiência dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo

    Moreira, Ney Paulo; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Silveira, Suely de Fátima Ramos

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo mensurar a eficiência dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo, além de possibilitar uma reflexão sobre os fatores determinantes de sua eficiência, no triênio 2004/2006. Foram utilizados Análise Envoltória de Dados (DEA) e modelo de regressão censurada (Tobit) com dados em painel. Os resultados revelaram que os programas com maior número de alunos matriculados apresentaram-se mais eficientes, sugerindo que os programas de pós-graduação alcançam maior eficiência quando operam em maior escala. O envolvimento dos docentes em projetos de pesquisa, bem como a participação de membros externos aos programas em suas atividades, influenciam positivamente o nível de eficiência. Essas ações devem ser incentivadas de forma a maximizar a eficiência dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo, e contribuir com o desenvolvimento científico das referidas áreas do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to evaluate the efficiency of the academic graduate programs in Administration, Accounting and Tourism, as well as to allow a reflection about the factors determining their efficiency, during the three-year period 2004-2006. The Data Envelopment Analysis (DEA) and the censured regression model (Tobit) with panel data were used. The results show the programs with higher numbers of enrolled students to be more efficient, therefore suggesting that the graduate programs reach higher efficiency when operating at higher scales. The teachers' involvement in research projects, as well as the participation of members external to the programs also positively affect the efficiency level. Those actions should be encouraged in order to maximize the efficiency of the academic graduate programs in Administration, Accounting and Tourism, as well as to contribute for the scientific development in these fields of knowledge.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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