Acessibilidade / Reportar erro

A prática do ensino supervisionada na educação física – perspetiva do estudante estagiário


Resumo: Este estudo enquadra-se na linha de investigação do pensamento do estudante estagiário de Educação Física durante a prática do ensino supervisionada. Apresenta um carácter descritivo e interpretativo, pretendendo contribuir para uma melhor compreensão e interpretação do repertório experiencial dos estudantes estagiários. O instrumento usado é constituido por questões fechadas e abertas e foca-se em cinco dimensões: Aspetos sócio-emocionais; Aspetos vocacionais, Aprendizagem e desenvolvimento profissional; Supervisão; Socialização profissional e institucional. A amostra é constituída por 118 participantes de duas instituições do ensino superior, uma privada e a outra pública, do Distrito do Porto. O crescimento pessoal associado à experiência do estágio centra-se na competência profissional, a qual se encontra directamente relacionada com a organização e gestão do ensino e da aprendizagem.

Educação Física; Qualificação profissional; Pedagogia; Processo do ensino e da aprendizagem; Competência professional


Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br