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Política de ensino superior: um estudo de caso sobre a avaliação da qualidade para um modelo de gestão universitária

Resumo

A auto-avaliação institucional é considerada aqui no contexto da avaliação do ensino superior como uma ferramenta de gestão universitária. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir o impacto dos resultados de um comitê de auto-avaliação institucional na gestão de questões pedagógicas e administrativas de uma universidade brasileira de acordo com a política educacional contemporânea. Quatro relatórios anuais consecutivos foram revisados ​​para demonstrar os impactos da auto-avaliação institucional e levantar questões sobre a comunidade acadêmica. Os princípios de análise de conteúdo foram utilizados para validar os pressupostos das rotinas anuais do comitê quanto à importância do quadro de avaliação institucional como base para a qualificação dos procedimentos acadêmicos. Foi possível observar os efeitos positivos do comitê sobre as práticas da universidade: a efetiva participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação, bem como a validação da informação para a gestão universitária. Outro aspecto que a avaliação permitiu foi a identificação de áreas de maior ou menor impacto nos aspectos científicos, sociais, pedagógicos e tecnológicos. O papel do comitê foi essencial na identificação de pontos fortes e fracos, contribuindo assim para a realização de ações de melhoria da qualidade institucional da Universidade de Uberaba sob o panorama da avaliação do ensino superior brasileiro.

Palavras-chave:
Educação superior; Administração; Política; Qualidade; Auto-avaliação institucional; Universidade

Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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