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Métodos de avaliação de ciências nos cursos de educação física

O objetivo central deste estudo é verificar o tipo de avaliação utilizada pelos professores orientadores das monografias de educação física e esportes para julgar os trabalhos de seus estudantes em Portugal. Um questionário anônimo e confidencial foi usado para verificar como se desenrola o processo da avaliação. Somente 38,9% dos orientadores explicam aos seus orientandos os critérios, parâmetros, tipos e objetivos da avaliação utilizada para avaliá-los. Em relação à avaliação formativa, em geral, os orientadores, em todas as reuniões, tiram as suas próprias conclusões em relação à classificação futura, tendo que recorrer a constantes feedbacks através de um sistema de avaliação contínua. A maioria dos orientadores acredita que conseguiria fazer um trabalho melhor se pudessem dedicar mais tempo aos seus orientandos. Por fim, 66,7% dos orientadores acreditam que todas as disciplinas deveriam dar mais valor à formação na área da avaliação porque é importante saber avaliar corretamente, de modo a ser mais justo com os estudantes e também para conhecer novas estratégias e instrumentos de avaliação. Os demais orientadores acreditam que não há disciplinas suficientes que de fato ensinam os futuros professores, em seu processo de formação, a avaliar os seus estudantes.

Avaliação; Orientador; Estudante; Deempenho; Ensino


Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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