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Interferências Da Natureza no Comportamento De Crianças Com TDAH: Estudo De Caso No Nordeste Brasileiro

Resumo

O estudo envolve crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), de escolas públicas do município de Crato -CE, Região Nordeste do Brasil. O objetivo geral foi analisar o perfil de seis crianças, antes e depois de intervenções na natureza, a fim de identificar possíveis alterações no comportamento, decorrentes de experiências de contato direto com a natureza. O método utilizado é a pesquisa exploratória e descritiva, sendo um estudo de caso múltiplo, com característica de investigação-ação. Como resultados, verificaram-se alterações no comportamento com a minimização dos sintomas do TDAH relativos aos aspectos cognitivos e socioafetivos. Evidenciaram-se, entre outros aspectos do comportamento, maior motivação para os estudos, melhor compreensão e adequação às regras, ampliação dos estados de tranquilidade, maior receptividade para o contato social, diminuição da agressividade, da hiperatividade e da impulsividade, maior tolerância consigo e com os outros.

Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); crianças; desenvolvimento; natureza

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