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Desmitificando o ofidismo: unindo a escola e a sociedade para desenvolver recursos educativos

Resumo

As escolas são inseparáveis das comunidades, e o aprendizado deve capacitar alunos e comunidades a pensar e agir sobre as questões que os afetam. Na Caatinga semiárida brasileira os acidentes ofídicos são um problema de saúde pública. Crenças negativas e um reduzido conhecimento sobre as serpentes geram atitudes negativas, levando a altas frequências de acidentes com estes animais e a problemas de conservação das espécies envolvidas. Assim, questionamos se a elaboração de um conteúdo de educação científica e ambiental usando estratégias didáticas que valorizem os conhecimentos prévios das comunidades locais e informações relacionadas ao contexto poderiam ajudar a superar crenças e reduzir acidentes. A avaliação deste conteúdo mostrou mudanças positivas na percepção sobre serpentes e na aquisição de novos conhecimentos sobre estes animais e ações de prevenção e de pós-acidente, indicando que a estratégia adotada fortaleceu o aprendizado de ciências, contribuindo para a saúde pública e a conservação das serpentes.

Palavras-chave:
acidente ofídico; percepção; recursos educacionais; educação ambiental; aprendizagem contextualizada

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